Brasil

João Rodrigues é o 3º deputado a ser preso na atual legislatura

Além de Rodrigues foram presos os deputados Paulo Maluf, em dezembro de 2017, e Celso Jacob, em junho do mesmo no

Deputado João Rodrigues (Gustavo Lima/Agência Câmara)

Deputado João Rodrigues (Gustavo Lima/Agência Câmara)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 12h36.

Última atualização em 9 de fevereiro de 2018 às 12h42.

São Paulo – Com a prisão do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) nesta quinta-feira (8), o número de parlamentares presos no exercício do mandato durante a atual legislatura na Câmara dos Deputados subiu para 3.

Além de Rodrigues, que foi condenado em segunda instância a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto por crime ambiental e lei de licitações quando era prefeito de uma cidade do interior de Santa Catarina, também foram presos os deputados Paulo Maluf (PP-SP), em dezembro de 2017, e Celso Jacob (MDB-RJ), em junho do mesmo ano.

A Câmara ainda não decidiu sobre a perda do mandato dos deputados. Segundo o 55º artigo da Constituição Federal, perde o mandato o deputado que "sofrer uma condenação criminal com sentença transitada em julgado". Para isso, porém, a decisão precisa ser aprovada por maioria absoluta da Casa.

Até então, Jacob recebia salário integral e tinha ainda autorização da Justiça para deixar a prisão no período da manhã para trabalhar na Câmara. Mas, depois que o deputado foi flagrado com pacotes de biscoito e um queijo escondidos na cueca ao tentar entrar na prisão, o caso foi registrado como uma infração e ele perdeu o direito. 

Em dezembro do ano passado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também decidiu acabar com as regalias e determinou suspensão integral dos salários de Jacob e Maluf, além do corte dos benefícios oferecidos aos parlamentares. 

Maluf foi sentenciado a 9 meses e dez dias de reclusão pelo crime de lavagem de dinheiro e Jacob foi condenado a 7 anos e 2 meses por falsificar documentos e dispensar licitação para construção de uma creche em 2002.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaCâmara dos DeputadosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças