Ciro Gomes: presidenciável foi entrevistado em 2018. (TV Globo/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2022 às 17h37.
Última atualização em 22 de agosto de 2022 às 17h46.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), será entrevistado ao vivo no Jornal Nacional, da TV Globo, na terça-feira, 23 de agosto.
VEJA TAMBÉM: Veja quanto tempo de TV cada presidenciável terá na propaganda eleitoral
Os outros três candidatos mais bem colocados nas pesquisas também vão ao JN nesta semana: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB), que fecha a semana de entrevistas (veja as datas completas abaixo).
O Jornal Nacional com Ciro Gomes será transmitido ao vivo a partir das 20h30 de terça-feira, 23 de agosto.
A entrevista na bancada do JN será comandada pelos apresentadores usuais do jornal, os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos.
VEJA TAMBÉM: Ciro Gomes: ideia é reformular a CLT e proteger renda dos trabalhadores
A data da entrevista, assim como dos outros candidatos, foi definida por sorteio. Segundo o JN, o sorteio foi feito em 1º de agosto com representantes dos partidos.
A TV Globo pode ser sintonizada pela televisão aberta e na TV paga no canal 24:
Além dos canais da TV Globo, o Jornal Nacional com Ciro Gomes também será transmitido simultaneamente online. O jornal fica disponível ao vivo nas plataformas online da TV Globo:
Além de Ciro Gomes, a semana tem entrevista com os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas.
As entrevistas ocorrem ao longo de toda a semana, na seguinte ordem:
22/8 (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL)
23/8 (terça-feira): Ciro Gomes (PDT)
25/8 (quinta-feira): Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
26/8 (sexta-feira): Simone Tebet (MDB)
A TV Globo informou que o deputado federal André Janones (Avante), que era o quinto colocado nas pesquisas, também seria convidado, mas ele retirou a candidatura neste mês.
Na pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA publicada no dia 21 de julho, Ciro Gomes está em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. O ex-presidente Lula tem 44% das intenções de voto, e o presidente Bolsonaro aparece com 33%. Simone Tebet tem 4% e André Janones - que desistiu da corrida - fez 2%. Os demais nomes testados pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.
Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja o relatório completo.
LEIA TAMBÉM