Brasil

Jefferson deve ser recolhido a um presídio, opina Janot

Alegando problemas de saúde, deputado pediu autorização para cumprir em casa a pena de 7 anos e 14 dias no regime semiaberto


	Roberto Jefferson: ex-parlamentar sofreu no ano passado cirurgia para extração de um tumor no pâncreas
 (Rose Brasil/Agência Brasil)

Roberto Jefferson: ex-parlamentar sofreu no ano passado cirurgia para extração de um tumor no pâncreas (Rose Brasil/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 19h29.

Brasília - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou nesta quinta-feira, 19, que o ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado por participação no mensalão, deve ser recolhido a um presídio. Alegando problemas de saúde, Jefferson pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir em casa a pena de 7 anos e 14 dias no regime semiaberto.

Delator do esquema, o ex-parlamentar sofreu no ano passado cirurgia para extração de um tumor no pâncreas e, segundo seus advogados, necessita de tratamento médico constante e alimentação controlada, com itens como salmão defumado e geleia real, o que não seria possível em nenhum presídio do País.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, deverá decidir nos próximos dias o destino de Jefferson. Ele ainda tem de resolver se o ex-deputado federal José Genoino, também condenado no processo do mensalão, ficará em prisão domiciliar ou cumprirá a pena na cadeia. Em novembro, Genoino ficou preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, por menos de uma semana, mas deixou o local após reclamar de problemas cardíacos. Atualmente ele está em prisão domiciliar.

De acordo com informações divulgadas pela Procuradoria Geral da República, a Divisão Médico Ambulatorial da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro comunicou que Jefferson pode ser acompanhado por clínico e ter consultas periódicas com oncologista do sistema público. A secretaria também assegurou que não há impedimentos para que a dieta e a medicação necessárias sejam fornecidas ao ex-deputado.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaCorrupçãoEscândalosFraudesMensalão

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP