Brasil

Janja viaja com comitiva do governo Lula para COP28 e segue direto para Dubai

Janja terá encontros com a sheikha Fatima bint Mubarak Al Ketbi, conhecida como "Mãe da Nação", nos Emirados Árabes

Presidente Lula ao lado da esposa, a primeira-dama Rosangela Silva (Janja) (Ricardo Stuckert/ PR/Flickr)

Presidente Lula ao lado da esposa, a primeira-dama Rosangela Silva (Janja) (Ricardo Stuckert/ PR/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 19h41.

Última atualização em 29 de novembro de 2023 às 19h48.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não está acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos compromissos oficiais na Arábia Saudita e no Catar realizados nesta terça-feira, 28, e quarta, 29. Ela viajou no avião presidencial até Riad, capital saudita, nesta segunda, 27, mas não ficou no país. De lá, a primeira-dama embarcou em um voo comercial para Dubai, nos Emirados Árabes, de acordo com a assessoria.

Janja terá encontros com a sheikha Fatima bint Mubarak Al Ketbi, conhecida como "Mãe da Nação". Ela é a mãe do presidente dos Emirados Árabes, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. A previsão é que Lula chegue a Dubai na sexta-feira, 1º, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28.

O governo federal afirmou que não houve restrição à presença de Janja na Árabia Saudita e que a ida direto para Dubai ocorreu devido aos compromissos da primeira-dama.

A Arábia Saudita impõe diversas regras às mulheres, que podem ser rigorosamente punidas se não as seguirem. Mulheres sempre precisam cobrir os corpos e os cabelos para circular nas ruas, não é permitido que conversem com homens que não sejam de sua família e alguns locais têm áreas separadas para homens e não autorizam mulheres desacompanhadas.

Lula está no Catar após passagem pela Arábia Saudita

Lula se reuniu, em Riad, com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, para tratar sobre investimentos do país no Brasil, nesta terça-feira.

Nesta quarta, o presidente se encontrou com empresários e participou de um seminário promovido pela Embraer. No início da tarde, no horário de Brasília, Lula chegou a Doha, no Catar, onde vai participar, a partir desta quinta, 30, do Fórum Econômico Brasil-Catar e de reunião com emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Após a COP28, Lula segue para Alemanha, onde vai se reunir com o primeiro-ministro, Olaf Scholz, no sábado, 3. No dia seguinte, terá um compromisso com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Além disso, estão previstos encontros com representantes de empresas alemãs.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaJanja Lula da Silva

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações