Brasil

Itamaraty indica embaixador brasileiro à direção da OMC

Embaixador brasileiro irá disputar direção-geral da OMC


	Palácio do Itamaraty, em Brasília: candidatura de Azevêdo, que é o atual embaixador brasileiro na OMC, foi anunciada hoje (28) pelo Ministério das Relações Exteriores
 (Getty Images)

Palácio do Itamaraty, em Brasília: candidatura de Azevêdo, que é o atual embaixador brasileiro na OMC, foi anunciada hoje (28) pelo Ministério das Relações Exteriores (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 20h37.

Brasília – O governo brasileiro decidiu indicar o embaixador Roberto Azevêdo para concorrer à vaga de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) para o período 2013-2017. Na eleição, que vai ocorrer entre 31 de março e 31 de maio de 2013, será escolhido o substituto do francês Pascal Lamy, que dirige a organização.

A candidatura de Azevêdo, que é o atual embaixador brasileiro na OMC, foi anunciada hoje (28) pelo Ministério das Relações Exteriores. “O embaixador Roberto Azevêdo reúne importantes qualificações para o exercício da função de diretor-geral da OMC, com amplo conhecimento da organização, seus mecanismos e potencialidades, estando diretamente envolvido com temas econômicos há mais de 20 anos”, diz, em nota, o Itamaraty.

Representante brasileiro na OMC desde 2008, Azevêdo já chefiou a delegação brasileira na Rodada Doha, integrou a coordenação-geral de Contenciosos do Itamaraty, que trata de disputas comerciais com outros países, e também já atuou como subchefe para Assuntos Econômicos no gabinete do ministro das Relações Exteriores.

Segundo o Itamaraty, a candidatura brasileira “representa a importância atribuída pelo país ao fortalecimento da OMC e procura contribuir para o progresso institucional da organização e para o desenvolvimento econômico e social mundial”.

A OMC é a organização internacional que supervisiona o comércio entre os países e implementa os acordos negociados nas rodadas multilaterais, além de coordenar a negociação de novas regras de comércios. Sua sede é em Genebra, na Suíça.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilItamaratyMinistério das Relações ExterioresOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026