Brasil

Itamaraty concede passaporte diplomático a filhos de Lula

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ex-ministro Celso Amorim concedeu benefício, contrariando regra do Itamaraty

 Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores: decisão em função do "interesse nacional" (José Cruz/ABr)

Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores: decisão em função do "interesse nacional" (José Cruz/ABr)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 06h44.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu e conseguiu que o Itamaraty concedesse passaporte diplomático a dois de seus filhos, apesar de ambos serem maiores de 21 anos e não precisarem de necessidades especiais. A informação foi divulgada em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o texto, no dia 29 de dezembro de 2010, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu o passaporte diplomático a Luís Cláudio Lula da Silva, 25 anos, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39 anos. 

O entendimento do Itamaraty é de conceder o passaporte diplomático, que dá tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil mantém relação, a dependentes de autoridades com até 21 anos - ou 24, no caso de estudantes. Também podem receber o benefício os dependentes em qualquer idade, dese que sejam portadores de deficiência.

Questionado pela reportagem, o Itamaraty afirmou que os filhos do então presidente Lula já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação. No entanto, de acordo com a Folha de S. Paulo, que obteve documento do Itamaraty, a decisão foi tomada "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país”, sem apresentar justificativa para a concessão.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaGovernoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Aneel libera bônus de R$ 1,3 bi de Itaipu para aliviar contas de luz em janeiro de 2025

PF realiza nova operação para apurar suposta venda de decisões judiciais

O que é Estado de Sítio, que Bolsonaro admite ter avaliado em 2022

Governo inicia roadshow para leilão de aeroportos regionais; veja terminais que serão concedidos