Brasil

Itamaraty: Brasil recebe com satisfação decisão da OMC

Para a OMC, o uso do chamado "zeroing" ou zeramento para calcular os preços de referência do suco vendido pelo Brasil não está de acordo com as normas internacionais

A nota do Itamararty ainda acrescenta que o governo brasileiro espera que os Estados Unidos cumpram a decisão do painel no menor prazo possível (Wikimedia Commons)

A nota do Itamararty ainda acrescenta que o governo brasileiro espera que os Estados Unidos cumpram a decisão do painel no menor prazo possível (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 18h59.

São Paulo - A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou hoje a vitória do Brasil contra os Estados Unidos no contencioso do suco de laranja. De acordo com o relatório final do painel, as medidas antidumping aplicadas pelos americanos sobre os produtos brasileiros foram consideradas ilegais. "Como já indicado em ocasiões anteriores, o Brasil recebeu com satisfação as determinações do painel, que acolheu as principais teses brasileiras", afirmou o Itamaraty por meio de nota.

Para a OMC, o uso do chamado "zeroing" ou zeramento para calcular os preços de referência do suco vendido pelo Brasil não está de acordo com as normas internacionais e, portanto, é "injusto". Esse método de cálculo utilizado pelos Estados Unidos ignora algumas transações comerciais, justamente as de preços mais elevados, que se fossem consideradas resultariam em sobretaxas menores de dumping.

A nota do Itamararty ainda acrescenta que o governo brasileiro espera que os Estados Unidos cumpram a decisão do painel no menor prazo possível, além de abandonarem definitivamente essa metodologia de cálculo.

Segundo o Itamaraty, Canadá, União Europeia, Japão, Equador, Tailândia, México, Coreia do Sul, Vietnã e China também já questionaram na OMC essa metodologia, "o que demonstra o interesse sistêmico e o impacto comercial que a medida ilegal norte-americana vem ocasionando".

Acompanhe tudo sobre:Brasil-EUAComércio exteriorEstados Unidos (EUA)ExportaçõesPaíses ricos

Mais de Brasil

Aneel e concessionárias de energia de SP adotam ações para 2º turno

Temporal em SP derruba árvores e deixa mais de 30 mil moradores sem luz na capital

Governo quer limitar número de botijões por família em novo vale-gás

Mais contêineres em Santos e leilões de R$ 14,5 bilhões: os planos do governo Lula para os portos