Brasil

Itália culpa Lula por negar extradição de Battisti

Segundo ministro italiano, o ex-presidente é o único culpado pela negação do pedido de extradição

Ministro Franco Frattini considerou um "erro gravíssimo" a atitude do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (Sean Gallup/Getty Images)

Ministro Franco Frattini considerou um "erro gravíssimo" a atitude do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 14h55.

São Paulo - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, criticou hoje o que considerou um "erro gravíssimo" do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, ao negar o pedido de extradição do ex-ativista Cesare Battisti feito por Roma, informou a agência de notícias Ansa em seu site. Segundo Frattini, Lula é o único culpado pela decisão.

Battisti concedeu entrevista a um programa da emissora italiana RAI. O ex-presidente brasileiro "cometeu um erro gravíssimo", afirmou o ministro italiano. Frattini repetiu que a Itália entrará no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, com "argumentos judiciários claros" para tentar reverter a decisão brasileira. Segundo o ministro, a decisão brasileira é uma clara violação ao tratado de extradição existente entre os dois países, informou a Ansa.

Battisti foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 8, respaldando a atuação de Lula no caso. No último dia de seu mandato, Lula decidiu negar o pedido de extradição. Battisti foi condenado em seu país de origem pelo envolvimento em quatro homicídios nos anos 1970, mas afirma ser inocente.

Acompanhe tudo sobre:CrimeEuropaItáliaJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas