Brasil

Itaipu fecha comportas após três dias vertendo água

O vertimento foi resultado do excesso de chuvas, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu


	Usina hidrelétrica de Itaipu: o vertimento foi resultado do excesso de chuvas, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu
 (Rose Brasil/Agência Brasil)

Usina hidrelétrica de Itaipu: o vertimento foi resultado do excesso de chuvas, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu (Rose Brasil/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 08h35.

São Paulo - A equipe responsável pelas operações da usina hidrelétrica de Itaipu fechou as comportas do vertedouro da usina na noite desta segunda-feira, às 19h30, após três dias vertendo água, ou seja, escoando o líquido não utilizado para a geração de energia.

Entre o final da manhã e o início da tarde de domingo, dia de maior vazão, a usina chegou a escoar 4.589 metros cúbicos de água por segundo - o equivalente a mais de três vezes o volume normal das Cataratas do Iguaçu.

A medida, adotada a partir da noite de sexta-feira, foi necessária em função do grande volume de água acumulado no lago de Itaipu.

O vertedouro é aberto, usualmente, quando há excedente de água não usado para a geração, "Em condições normais, isso ocorre quando a cota de operação passa de 220,30 metros acima do nível do mar", destaca a Itaipu em nota.

O vertimento foi resultado do excesso de chuvas localizadas no Paraná, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu.

A última vez que a usina havia vertido água foi em julho passado, quando o Paraná registrou uma das maiores cheias da história.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasItaipuServiços

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP