Brasil

Irmã de Toffoli é investigada por suspeita de nepotismo no TC-SP

Supostas irregularidades foram reveladas por denúncia anônima enviada à Ouvidoria do MP

Toffoli: um dos investigados pelo Ministério Público é a irmã do ministro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Toffoli: um dos investigados pelo Ministério Público é a irmã do ministro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de julho de 2020 às 19h25.

Última atualização em 10 de julho de 2020 às 20h24.

O Ministério Público paulista abriu inquérito para apurar denúncias de funcionários fantasmas, nepotismo e pagamento de salários acima do teto a servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A portaria que determinou a investigação assinada pelo promotor Christiano Jorge Santos em maio, foi obtida pelo Estadão nesta sexta, 10.

Um dos investigados é a irmã do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, mencionada como exemplo de 'nepotismo cruzado' — quando há nomeação de parentes de servidores públicos para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas para a função. Segundo o promotor, Maria Esther Dias Toffoli trabalha no gabinete do conselheiro Roberto Braguim, 'em notório uso indevido de cargos públicos.'

Uma segunda investigada é Eliane dos Reis Rubio, que ganha 48.200 reais. O salário é composto da remuneração como assessora, também no gabinete de Braguim, e da aposentadoria integral que recebe como fiscal do Tribunal de Contas do município: 24.100 reais para cada cargo.

As supostas irregularidades foram reveladas por denúncia anônima enviada à Ouvidoria do MP. De acordo com o relato, é comum que servidores aposentados sejam nomeados para cargos comissionados, cuja escolha é feita pelos conselheiros da Corte de Contas, e acumulem remuneração acima do limite determinado por lei.

A denúncia fala ainda em débitos de frequência dos servidores comissionados lotados, em sua maioria, nos gabinetes dos conselheiros — indicando que seriam funcionários 'fantasmas.'

COM A PALAVRA, MARIA ESTHER DIAS TOFFOLI

A reportagem fez contato com Maria Esther Dias Toffoli pelo Instagram. O espaço permanece aberto a manifestações.

COM A PALAVRA, ELIANE DOS REIS RUBIO

Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia obtido contato com Eliane dos Reis Rubio. O espaço permanece aberto a manifestações.

COM A PALAVRA, O TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia obtido uma resposta do Tribunal de Contas da capital paulista. O espaço permanece aberto a manifestações.

Acompanhe tudo sobre:José Antonio Dias ToffoliMinistério Público

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP