Brasil

Iphan homologa tombamento da Estação Ferroviária de Teresina

A assinatura do documento prevê a agilização da construção do Parque Estação da Cidadania, localizado entre as principais avenidas de Teresina

Teresina, no Piauí: além do conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, oito bens históricos foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2012. (GettyImages)

Teresina, no Piauí: além do conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, oito bens históricos foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2012. (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 14h14.

Brasília – O Diário Oficial da União divulgou hoje (25) a homologação do tombamento do Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, no estado do Piauí. A assinatura do documento prevê a agilização da construção do Parque Estação da Cidadania, localizado entre as principais avenidas de Teresina.

Segundo a superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) do Piauí, Claudiana Cruz, “o tombamento tem relevância histórica, cultural muito importante para o estado e para o Brasil como símbolo do processo de interligação do país, principalmente com o interior, através das rodovias”.

Claudiana destacou ainda que o tombamento foi muito significativo para o desenvolvimento econômico e social do estado, o que viabiliza projetos voltados para área da cultura e do turismo. “Ter um bem reconhecido acaba facilitando a obtenção de recursos para esses projetos”.

Além do conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, oito bens históricos foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2012. São eles: o Centro Histórico de Antonina (PR), o Ofício e dos Modos de Fazer as Bonecas Karajá (GO/TO), o Centro Histórico de Manaus (AM), o Centro Histórico de Oeiras (PI), o Centro Histórico de Piracuruca (PI), a Ponte Pênsil Affonso Penna (GO), Ponte Eurico Gaspar Dutra (MS) e o Fandango Caiçara do litoral de São Paulo e do Paraná.

Segundo o Iphan, ainda não houve nenhum tombamento este ano. Em abril o conselho vai se reunir em Brasília para tomar medidas de preservação do edifício do jornal A Noite e da Festa do Divino de Parati, ambos no estado do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:HistóriaPiauíTeresina

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso