Brasil

Ipea lança estudo sobre as relações Brasil-China

Relações bilaterais entre os dois países formam um documento novo sobre a diplomacia

Texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos (Getty Images)

Texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 07h08.

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta hoje (8) o segundo de uma série de três estudos que têm como tema os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), com enfoque na China. Será às 10h, na sede da instituição em Brasília.

O Comunicado Ipea é sobre as relações bilaterais Brasil-China, a ascensão da China no sistema mundial e os desafios para o Brasil. O documento inédito foi encomendado ao Ipea pelo Ministério das Relações Exteriores e será entregue aos membros do governo e empresários integrantes da comitiva que visitará a China com a presidenta Dilma Rousseff, a partir da próxima segunda-feira (11).

O texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos, e aponta oportunidades e ameaças. O comunicado propõe ainda estratégias disponíveis para o governo enfrentar os desafios da ampliação das relações com os chineses.

A cúpula do Bric será realizada quinta-feira (14) na cidade chinesa de Sanya.

Acompanhe tudo sobre:ChinaBricsDiplomacia

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'