Brasil

Investigados na Lava Jato tinham conta no HSBC da Suíça

Ex-gerente da Petrobras e oito membros da família Queiroz Galvão teriam mantido conta no HSBC suíço; banco é suspeito de ter ajudado clientes a sonegar impostos

HSBC Bank (Andrew Harrer/Bloomberg News)

HSBC Bank (Andrew Harrer/Bloomberg News)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 12h52.

São Paulo – Ao menos 11 pessoas ligadas ao esquema de corrupção da Petrobras mantiveram conta secreta no HSBC da Suíça. As informações são do blog do jornalista Fernando Rodrigues, no UOL.

O banco foi denunciado na semana passada sob suspeita de ter ajudado clientes de mais de 200 países a sonegar impostos, entre 2006 e 2007. A lista de clientes inclui brasileiros.

Segundo o jornalista do UOL, dentre os brasileiros que mantiveram conta no HSBC suíço está o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, um dos delatores do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Também teriam contas no banco o empresário Júlio Faerman, o doleiro Henrique Raul Srour além de oito integrantes da família Queiroz Galvão, ainda de acordo com o blog.

Juntos, esses onze nomes teriam mantido um total de mais de 110 milhões de dólares no HSBC da Suíça no período de 2006 a 2007.

O blog procurou os envolvidos. A advogada de Pedro Barusco afirmou que “em relação a contas no exterior, o sr. Pedro Barusco reitera seus depoimentos em colaboração, já públicos”.

Raul Henrique Srour afirmou manteve uma conta no HSBC na Suíça na década de 1990 e que não reconhece movimentações no período de 2006 a 2007.

A Queiroz Galvão afirmou que “todo o patrimônio dos acionistas da companhia são declarados à Receita Federal no Brasil'.' O advogado de Júlio Faerman não respondeu.

Acompanhe tudo sobre:BancosCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEmpresas inglesasEstatais brasileirasEuropaGás e combustíveisHSBCIndústria do petróleoOperação Lava JatoPaíses ricosPetrobrasPetróleoSuíça

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026