Brasília - O outono está chegando ao fim e o inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado (21) e vai até 22 de setembro.
Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.
De acordo com a Somar Meteorologia, isto vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil.
A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses.
A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6 graus Celsius (ºC) a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira.
Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar.
É a época em que haverá as maiores diferenças entre o Norte e o Sul do Brasil.
Enquanto na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.
A previsão da Somar é que vai chover menos no Sudeste, e o nível do Sistema Cantareira só tenderá a cair.
O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.
Deverá chover acima da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul.
Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul.
A sexta-feira (20) começou com temperaturas baixas na Região Sul e quebra de recordes de dia mais frio do em alguns municípios.
Porto Alegre registrou 4,8ºC às 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Essa temperatura bateu os 5,6ºC registrados ontem (19) na capital gaúcha.
Outras cidades que bateram recorde de frio no Rio Grande do Sul foram Quaraí, com -1,6ºC, e Santa Maria, -0,2ºC.
A menor temperatura de hoje no Brasil foi registrada em Urupema, no alto da serra catarinense, com -5,1ºC por conta de uma massa de ar polar. Ontem, a cidade registrou -7,7 ºC.
O Sul também teve formação de nevoeiros nesta manhã em Pelotas (RS), Porto Alegre, Cascavel (PR), Criciúma (SC), Canoas (RS), Maringá (PR) e Santa Maria (RS).
Amanhã, a massa de ar polar vai começar a perder força, segundo o Climatempo.
Mesmo assim, o dia ainda começa com geada fraca na Campanha Gaúcha e nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No domingo, a temperatura aumenta na região, mas no final do dia, no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná voltam a ocorrer pancadas de chuva.
-
1. Inverno 2014
zoom_out_map
1/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
São Paulo – O verão sequer começou, mas as mais importantes grifes brasileiras já mostraram o que prepararam para o
inverno de 2014. Durante a última semana, os grandes nomes da
moda do país se apresentaram na São Paulo
Fashion Week, que terminou no dia 1 de novembro, após trazer as tendências da estação mais fria do ano que vem. Entre os destaques que devem sair das passarelas para as ruas é o couro. A cor cinza e a transparência, que tem aparecido há algumas temporadas, continua no foco dos
estilistas. Confira a seguir essas e outras apostas que apareceram nos desfiles.
-
2. Couro
zoom_out_map
2/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Presente em grande parte dos desfiles da SPFW Inverno 2014, o couro é um dos materiais de maior destaque que são tendência para a estação. Versátil, ele apareceu em diferentes versões, com tratamentos e texturas variados. Entre as grifes que usaram essa opção estão Ellus (esq.), Animale, Tufi Duek (dir.), Alexandre Herchcovitch e Colcci.
-
3. Manga estilo capa
zoom_out_map
3/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
A manga com o estilo capa não é bem uma novidade na moda para o inverno, mas, coincidentemente ou não, apareceu em três apresentações ao longo da semana de moda. As grifes que optaram por esse tipo de forma foram Alexandre Herchcovitch (esq.), Juliana Jabour e Acquastudio (dir.).
-
4. Transparência
zoom_out_map
4/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Tanto no inverno quanto no verão, a transparência tem sido um artifício recorrente nas semanas de moda no Brasil e no mundo e a São Paulo Fashion Week não mudou essa tendência. O truque de revelar e esconder esteve presente com força no evento e algumas das marcas de destaque neste aspecto foram Gloria Coelho (esq.), Animale, Juliana Jabour (dir.) e Ronaldo Fraga.
-
5. Renda de lã
zoom_out_map
5/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Contribuindo para a tendência da transparência, as grifes misturaram tule e lã e fizeram uma espécie de renda de lã, uma opção ao mesmo tempo sensual e quente para enfrentar os dias mais frios da estação. Acquastudio (esq.) e Animale (dir.) foram as marcas que apostaram no material.
-
6. Cinza e preto
zoom_out_map
6/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Entre alguns looks coloridos, tons de cinza e preto foram dominantes em várias coleções apresentadas durante a semana de moda paulistana. Alguns exemplos são Ellus, Forum, Cavalera (esq.), Alexandre Herchcovitch, Vitorino Campos, Colcci (dir.) e Gloria Coelho.
-
7. Padrões geométricos
zoom_out_map
7/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Outro aspecto que tem aparecido em desfiles de outras temporadas e segue forte na estação mais fria são os padrões geométricos. Seja combinada com transparência, seja em materiais vazados, a geometria (e seus quadrados, círculos, retângulos e triângulos) é uma tendência. Grifes que apresentaram a aposta em suas coleções foram Gloria Coelho (esq.), Lino Villaventura, Pedro Lourenço (dir.), Tufi Duek, Osklen e Ellus.
-
8. Telas e recortes
zoom_out_map
8/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Uma das formas pelas quais os padrões geométricos apareceram nas roupas da SPFW foi o recorte, outra tendência para o próximo inverno. Diversas grifes trouxeram para as passarelas looks vazados – incluindo feitos de couro – e com telas, o que remete ao clima de Copa do Mundo que em que o país estará em 2014. Alguns exemplos que adotaram as tendências foram Ellus (esq.), Osklen, Tufi Duek, UMA (dir.) e Juliana Jabour.
-
9. Clima esportivo
zoom_out_map
9/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Além das telas, que lembram as roupas esportivas, outros itens mais despojados estiveram presentes nas coleções, como o capuz e a saia-calça, na apresentação da Animale. A grife Juliana Jabour (esq.) também explorou esse clima de esporte ao usar o moletom em looks mais sofisticados. Já a Osklen (dir.) se inspirou nessa ideia e levou uma coleção com o tema futebol, com roupas confortáveis e estampas ligadas à modalidade.
-
10. Comprimento midi
zoom_out_map
10/11 (Agência Fotosite / Divulgação)
Com o frio, as saias e vestidos mais curtos deverão ser guardadas nos armários para dar lugar às peças de comprimento midi, que fica aproximadamente na altura dos joelhos. Entre as marcas que adotaram a tendência estão Triton (esq.), Acquastudio e Alexandre Herchcovitch (dir.).
-
11. Veja, agora, 9 filmes muito esperados que chegam aos cinemas em novembro
zoom_out_map
11/11 (Divulgação)