Brasil

Into inicia segundo mutirão de cirurgias de mão deste ano

O objetivo da ação é acelerar o atendimento aos pacientes com a doença, que leva à perda progressiva da sensibilidade nas mãos e nos dedos


	Cirurgia: de acordo com o chefe do Centro de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, a doença tem maior incidência entre as mulheres com mais de 40 anos
 (Michele Tantussi/Bloomberg)

Cirurgia: de acordo com o chefe do Centro de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, a doença tem maior incidência entre as mulheres com mais de 40 anos (Michele Tantussi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 17h04.

Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) começou hoje (9) o segundo mutirão de cirurgias de mão do ano, beneficiando 80 pacientes que sofrem com a síndrome do túnel do carpo.

O objetivo da ação é acelerar o atendimento aos pacientes com a doença, que leva à perda progressiva da sensibilidade nas mãos e nos dedos. O trabalho prossegue até sexta-feira (13).

A síndrome do túnel de carpo é a maior demanda recebida pelo centro especializado em mão do Into e suas causas podem ser diversas, como doenças reumáticas, diabetes e hipotireoidismo.

De acordo com o chefe do Centro de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, a doença tem maior incidência entre as mulheres com mais de 40 anos, devido à variação hormonal na menopausa.

"Em 95% dos casos, o problema atinge os dois punhos, causando a perda progressiva da sensibilidade da ponta dos dedos. Se a doença não for tratada de forma adequada e em tempo hábil, ela pode ocasionar a dormência total e permanente. Por conta disso, há uma alta incidência da pessoa que tem a síndrome de ser afastada do trabalho", informou Monteiro.

Ainda de acordo com o médico, o tratamento cirúrgico consiste na liberação do túnel do carpo, que fica localizado na parte anterior dos punhos, por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. No primeiro mutirão de cirurgias de mão do ano, em setembro, 100 pacientes que sofriam da síndrome foram operados.

Acompanhe tudo sobre:DoençasSaúde no BrasilHospitais

Mais de Brasil

Temer não vê sucesso em anistia unilateral e chama ataque de Tarcísio a Moraes de 'infelicidade'

'Traidor da Constituição é traidor da Pátria', diz Alckmin em ato pela democracia

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia