Brasil

Instituto Inhotim, em Brumadinho, vai reabrir no próximo sábado

O museu ao ar livre tem uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros exibida de forma permanente

Inhotim: na reabertura, a entrada será gratuita para todos os visitantes (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Inhotim: na reabertura, a entrada será gratuita para todos os visitantes (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 6 de fevereiro de 2019 às 17h28.

O Instituto Inhotim vai ser reaberto no sábado (9). O centro de arte, sediado em Brumadinho (MG), está fechado desde o dia 25, quando houve o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão. Na tarde daquele dia, embora as dependências do Instituto não tenham sido atingidas, o público foi evacuado do local .

Na reabertura, a entrada será gratuita para todos os visitantes e o museu vai funcionar das 9h30 às 17h30. Em homenagem às vítimas da tragédia, os presentes serão convidados a fazer um minuto de silêncio.

Dos aproximadamente 600 funcionários do museu, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou mortos. Os empregados voltaram a trabalhar hoje (6) e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.

No dia 30, o Instituto divulgou um comunicado informando que a reabertura programada para o dia 1º estava cancelada. Ainda no comunicado, o museu indicou que terá uma participação marcante na recuperação de Brumadinho.

"Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio ambiente e educação são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras", apontou a entidade.

Nos 12 anos de funcionamento, o Instituto Inhotim tem um histórico de desenvolvimento de projetos socioeducativos e ambientais e, desde o rompimento da barragem, vem discutindo os impactos do desastre e possibilidades de atuações junto à comunidade para minimização dos danos e para buscar novas alternativas para a região.

Ingressos

O ingresso para o sábado (9) e nas quartas-feiras (exceto feriados) é gratuito. Nos outros dias a inteira é R$ 44 e a meia R$ 22. O Instituto funciona de terça a sexta das 9h30 às 16h30. Nos sábados, domingos e feriados estará aberto das 9h30 às 17h30.

O Instituto Inhotim, museu ao ar livre, tem uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros exibida de forma permanente. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local.

Acompanhe tudo sobre:Brumadinho (MG)Minas GeraisMuseus

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar