Crédito consignado: INSS cancela autorizações de oito empresas financeiras que descumpriram requisitos (Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 07h38.
Última atualização em 7 de agosto de 2025 às 09h55.
O INSS cancelou, nesta terça-feira, 5, operações de crédito consignado feitas por oito instituições financeiras aos beneficiários do instituto.
Elas foram responsáveis por descumprir os requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS, segundo o governo federal.
Os contratos de crédito já firmados permanecem válidos. Mas, as oito instituições ficam proibidas de realizar novas operações ou refinanciamentos.
Veja quais são:
De acordo com o Ministério da Previdência Social, esta é a primeira vez que o instituto cancela Acordos de Cooperação Técnica dessa natureza.
Uma das empresas da lista, a Via Certa Financiadora S/A, informou à Exame que não oferece crédito consignado através de seu convênio próprio há mais de dois anos. Segundo informações divulgadas em nota oficial, a última operação foi realizada em 14 de março de 2023.
A informa que, por decisão mercadológica alinhada ao seu planejamento estratégico, não oferece crédito consignado INSS através de seu convênio próprio há mais de dois anos. A última operação deste tipo foi realizada em 14 de março de 2023.
Depois desta data, diante da descontinuidade da operação, optamos por não renovar os requisitos necessários para a venda do produto, o que, naturalmente, resultou no cancelamento dos Acordos Técnicos para Crédito Consignado (ACTs).
Informamos também que todas as informações sobre os nossos contratos estão disponíveis em balanços financeiros publicados periodicamente. Reforçamos o nosso compromisso com a ética e a transparência que marcam a nossa história de 23 anos e estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.
Santo Cristo, 7 de agosto de 2025.
Via Certa Financiadora S/A
*Com informações da Agência Brasil