Brasil

Inmet emite alerta de grande perigo por umidade abaixo de 12% em quatro estados e no DF

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para risco extremo à saúde entre 13h e 18h desta quinta-feira, 11

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 06h36.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” nesta quinta-feira, 11, devido à baixa umidade do ar prevista para diversas regiões do país.

A umidade relativa do ar deve cair abaixo dos 12%, nível considerado crítico e com potencial para causar danos à saúde humana. Segundo o órgão, o alerta é válido entre as 13h e 18h.

 O aviso abrange áreas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal, incluindo localidades como o Centro Goiano, Leste Goiano, Distrito Federal, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, além de cidades paulistas como Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O Inmet orienta a população a evitar atividades físicas ao ar livre durante o período crítico, manter-se hidratado e usar umidificadores ou toalhas molhadas para aliviar os efeitos do ar seco.

Risco à saúde e recomendações

Segundo protocolos da Organização Mundial da Saúde, níveis de umidade abaixo de 20% já representam risco à saúde. Quando os índices ficam abaixo de 12%, como previsto, aumentam os riscos de problemas respiratórios, sangramentos nasais, desidratação e agravamento de doenças crônicas.

O instituto recomenda especial atenção a grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças pulmonares.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas