Brasil

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Instituto emitiu sete alertas de chuvas intensas para a maior parte do país, e temperaturas devem começar a cair

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 07h41.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A chuva forte segue tomando conta do país ao longo desta semana, atingindo ao menos 18 estados nesta quinta-feira, 9. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações intensas vão permanecer sobre o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, mas ao contrário do início da semana, as temperaturas devem cair ao longo das próximas horas.

Em Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, há um alerta vermelho, de "Grande Perigo", para o alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios, e deslizamentos de encostas, com chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há também um alerta amarelo, de "Perigo Potencial" para baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, que atinge o litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, sul da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo, uma pequena região do litoral do Pará, e sul de Tocantins, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Há ainda um alerta amarelo, para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que engloba uma parte mais ampla do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, sul do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, e Pernambuco.

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) "pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados, sistema que deve atuar até pelo menos esta quinta-feira", diz.

No Sudeste, a chuva deverá atingir principalmente Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Além da ZCAS, há ainda uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que deve espalhar ao longo da semana a chuva pela costa Norte da região Nordeste. De acordo com o MetSul Meteorologia, a tendência é de que a precipitação aumente gradualmente, atingindo principalmente Bahia, Maranhão e no Piauí. Já no Sul, as chances de precipitação são mais escassas.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasilClima

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’