Brasil

Inmet alerta para 'grande perigo' de chuva forte, alagamentos e deslizamentos de encostas no Rio

Alerta vermelho foi emitido na manhã desta quinta-feira e vale até a manhã de sexta. São esperados grandes volumes de chuva do Sul Fluminense até a Região Metropolitana

Chuva no Rio de Janeiro: áreas afetadas pelos temporais serão o Sul Fluminense e a região Metropolitana (Anadolu/Getty Images)

Chuva no Rio de Janeiro: áreas afetadas pelos temporais serão o Sul Fluminense e a região Metropolitana (Anadolu/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 12h38.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta quinta-feira, um alerta sobre a possibilidade de grande volume de chuva no litoral do Rio de Janeiro.

O aviso, classificado como "grande perigo" foi divulgado às 9h45 com validade até as 10h de sexta-feira. Há "grande risco" de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão é de volumes de chuva que podem variar de mais de 60 mm/h a acima de 100 mm/dia. As áreas afetadas no estado, segundo o instituto, serão o Sul Fluminense, e a região Metropolitana do Rio. O alerta vale também para a região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba paulista, o litoral Sul paulista e Baixadas.

As instruções do Inmet no caso de confirmação dos altos volumes de chuvas esperados incluem: desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. Em caso de inundação proteger seus pertences em sacos plásticos e sempre buscar orientações com a Defesa Civil local (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Há dez dias, o Rio sofreu com fortes chuvas que deixaram 12 pessoas mortas e duas desaparecidas. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o escoamento das águas foi demorado e bairros inteiros ficaram alagados por dias.

Dados do Sistema Alerta Rio mostram que até o dia 24 deste mês, os pluviômetros registraram 287,7 milímetros (mm) de chuva, o equivalente a 78,5% acima da média dos meses de janeiro, que é de 161,1mm. É o terceiro janeiro mais chuvoso em toda a série histórica do órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio.

A Zona Norte foi a região mais atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas. O bairro de Anchieta foi o mais impactado e registrou 560 mm de chuva, o número é 194% acima da média para o local, que é de 190,6 mm. Em Irajá, bairro que frequentemente marca as maiores temperaturas nas estações do Alerta Rio, teve 470,4 mm de chuva, contra 170,7mm do esperado. Um aumento de 176% de chuva. Em Madureira não foi diferente. Moradores viram 403,4 mm de chuva cair no bairro, número 136% acima da média, que é de 170,8 mm.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroChuvasMeteorologia

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe