Brasil

Inmet alerta para chuvas intensas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

De acordo com o Inmet, pode haver chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia e ventos intensos de 60 até 100 km/h

Inmet: condições aumentam a suscetibilidade à corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descarga elétrica (Douglas MAGNO/AFP)

Inmet: condições aumentam a suscetibilidade à corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descarga elétrica (Douglas MAGNO/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de fevereiro de 2022 às 12h34.

Partes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo estão em alerta laranja de perigo para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso dura até as 10 horas da segunda-feira, 7. De acordo com o Inmet, pode haver chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia e ventos intensos de 60 até 100 km/h. Essas condições aumentam a suscetibilidade à corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descarga elétrica.

Em São Paulo, a preocupação está na Região Macrometropolitana, no Vale do Paraíba e em cidades como Araçatuba, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. No Rio, o alerta fica para a Região Metropolitana e a Sul Fluminense.

Na sexta, 4, o Inmet e a Defesa Civil Nacional já haviam alertado para fortes precipitações nas quatro unidades federativas da Região Sudeste para os “próximos dias”.

O Instituto comunicou que entre o sábado, 5, e a madrugada de terça-feira, 8, são previstos acumulados de chuva superiores aos 150mm em áreas da Região Sudeste. O Inmet disse que não descarta a possibilidade de volumes pontuais acima de 100mm por dia.

“Atenção especial para a faixa leste/nordeste de São Paulo (incluindo áreas da Serra do Mar e litoral), Minas Gerais (exceto no Vale do Mucuri e Jequitinhonha), região Serrana e centro-sul do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo”, disse, em nota.

Entre os dias 7 e 8 de fevereiro, há possibilidade de formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o País. Esse fenômeno costuma provocar muita chuva em um mesmo lugar por vários dias consecutivos, o que favorece a elevação do nível dos rios e córregos e, consequentemente, o transbordamento dos mesmos. Também pode promover a saturação do solo e, com isso, o deslizamento de encostas.

Por causa do alerta do Inmet, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) monitora a evolução dos avisos em tempo real e já notificou as regiões que devem ser afetadas.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas