Brasil

Inmet alerta para baixa umidade no Centro-Oeste e Sudeste; chuvas intensas atingem região Norte

Fenômeno é causado por massa de ar seco que segue atravessando a região central do país

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de junho de 2024 às 06h45.

A região central do Brasil está sofrendo com baixa umidade há pelo menos duas semanas e a situação não deverá ser atenuada nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para 13 estados, com destaque para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, esse fenômeno é causado por uma massa de ar seco que segue avançando por boa parte do país. Essa massa, por sua vez, ocorre por conta de um anticiclone em altos níveis, o que leva a um bloqueio atmosférico.

A baixa umidade contribui para a intensificação dos incêndios que estão ocorrendo no Pantanal — especialmente no Mato Grosso do Sul. Em relação às causas das queimadas,especialistas apontam que mudanças climáticas e o El Niño contribuíram para os seis meses de 2024 serem recordes de incêndios na história do bioma.

Por outro lado, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou que 85% dos incêndios ocorrem em propriedades privadas e são causados por ação humana. Uma nota técnica emitida pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ) explicou a declaração da ministra. De acordo com os pesquisadores, apesar do clima desfavorável, os incêndios só existem porque pessoas insistem em queimar o bioma.

Segundo Ramos, apesar da baixa umidade persistente, há a possibilidade de chuvas chegarem ao sul do Mato Grosso do Sul a partir de sábado. Ela também enxerga uma boa probabilidade de precipitação para São Paulo já neste fim de semana.

Para amanhã, em Cuiabá, a previsão é de máxima de 33°C e mínima de 19°C. Em Corumbá, um dos municípios mais afetados pelos incêndios, a máxima é de 33°C e mínima de 13°C. Para São Paulo, a máxima é de 30°C e mínima de 14°C.

Em Belo Horizonte, termômetros registram máxima de 29°C e mínima de 15°C. No Rio de Janeiro, a máxima chega a 33°C e a mínima é de 20°C.

Chuvas no Norte

O Inmet também emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas no noroeste do Amazonas e norte de Roraima. Outros estados da região Norte também devem registrar precipitações nesta sexta-feira.

Ramos explica que estas pancadas de chuva acontecem porque esta região está na periferia do anticiclone mencionado anteriormente. Além disso, o calor e a umidade destes locais também favorecem as precipitações.

Em Manaus, a máxima é de 34°C e mínima de 26°C. Para Boa Vista, a máxima é de 33°C e mínima de 24°C.

 

Acompanhe tudo sobre:ClimaSudesteRegião NorteRegião NordesteSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso