Brasil

Inflação baixa e controlada é desafio, afirma Tombini

Tombini defendeu o regime de metas de inflação, que considera o mais adequado para cumprir o objetivo de preservar a estabilidade econômica

Alexandre Tombini (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Alexandre Tombini (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 16h21.

O novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, assumiu hoje o compromisso de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira e com a estabilidade do sistema financeiro nacional, tarefas que estão no mandato do Banco Central. Em seu discurso de posse, Tombini afirmou que a inflação baixa e controlada é uma demanda da sociedade e desafio permanente de todo o governo, mas com responsabilidade especial por parte do BC.

"O crescimento sustentável só pode ser alcançado com estabilidade e inflação baixa", disse, destacando que a luta incansável e intransigente pela preservação do poder de compra da moeda foi uma exigência da presidente Dilma Rousseff quando o convidou para o cargo. 

Tombini defendeu o regime de metas de inflação, que considera o mais adequado para cumprir o objetivo de preservar a estabilidade econômica. Segundo ele, o sistema facilita a coordenação de expectativas e é de fácil aferição pela sociedade. O novo presidente da autoridade monetária afirmou que o regime de metas tem sucesso "inquestionável", atua com flexibilidade, absorvendo choque, e é parte do tripé macroeconômico (composto ainda de câmbio flutuante e de política fiscal consistente), que produziu importantes resultados para o Brasil. "O compromisso com metas de inflação é um dos pilares da economia brasileira", disse.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasInflaçãoMercado financeiroPersonalidades

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária