Brasil

Índios protestam em frente ao Congresso

Cerca de 200 pessoas participam da manifestação contra a PEC que passa para o Legislativo a incumbência de demarcação de terras

Índios fazem protestos na Esplanada dos Ministérios, como parte da semana de Mobilização Nacional Indígena (Valter Campanato/ABr)

Índios fazem protestos na Esplanada dos Ministérios, como parte da semana de Mobilização Nacional Indígena (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 18h26.

Brasília - Um grupo de índios realiza, no fim da tarde desta quarta-feira, 2, um protesto em frente ao Congresso Nacional em Brasília. De acordo com a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal cerca de 200 pessoas participam da manifestação. Segundo o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Uilton Tuxa, liderança de uma aldeia no município baiano de Rodelas, os índios protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 que passa para o Legislativo a incumbência de demarcação de terras indígenas e também contra outros projetos que atentam contra os direitos dos índios.

A manifestação faz parte das atividades da mobilização nacional indígena e ocorre desde o início desta tarde. O grupo chegou a tentar invadir a Câmara dos Deputados por um prédio anexo, mas sem sucesso. No momento da tentativa de invasão, o vidro da porta que dá acesso ao anexo foi quebrado.

PEC 300

Do outro lado do gramado central do Congresso, cerca de 100 manifestantes, segundo a PM do Distrito Federal, realizam um protesto pela aprovação da PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais militares. O grupo é formado por policiais militares do Pará.

Acompanhe tudo sobre:CongressoIndígenasPolítica no BrasilProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Apesar da alta, indústria vê sinal amarelo com cenário de juros elevado, diz economista do Iedi

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência