Brasil

Índios protestam contra retrocesso em demarcação de terras

Representantes do governo que foram até a manifestação tentaram conversar com os indígenas, mas ainda não conseguiram uma interlocução


	Protesto: representantes do governo que foram até a manifestação tentaram conversar com os indígenas, mas ainda não conseguiram uma interlocução
 (Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

Protesto: representantes do governo que foram até a manifestação tentaram conversar com os indígenas, mas ainda não conseguiram uma interlocução (Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2016 às 18h07.

Brasília - Um grupo de 44 indígenas protesta no Palácio do Planalto contra retrocessos nas políticas de demarcações de terras tradicionais e para defender direitos constituicionais indígenas.

Eles chegaram no local pouco depois das 15h, e fazem rituais, rezas, cantos e danças tradicionais com instrumentos musicais e roupas tradicionais.

Representantes do governo que foram até a manifestação tentaram conversar com os indígenas, que bloqueiam apenas uma faixa da avenida em frente ao Planalto, mas ainda não conseguiram uma interlocução.

De acordo com Leila, guarani-nhandeva, que reside na fronteira do Mato Grosso do Sul, o grupo reivindica o direito à terra.

"Queremos a homologação e demarcação das terras no Mato Grosso do Sul. Nós vamos ficar aqui até haver", afirmou.

Antes do protesto, o Conselho Indígena Missionário (Cimi) divulgou uma nota em que manifesta preocupação com informações veiculadas de que o presidente interino Michel Temer pretende revogar atos administrativos demarcando terras indígenas nos últimos dias do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasBrasíliaIndígenasProteste

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'