Brasil

Índios protestam contra PEC na Câmara dos Deputados

Eles ameaçarem não deixar o local até que seja revogada a decisão de instalar uma comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000

Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas: o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, prometeu pedir aos líderes dos partidos que não indiquem os representantes para a comissão. (Wilson Dias/ABr)

Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas: o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, prometeu pedir aos líderes dos partidos que não indiquem os representantes para a comissão. (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 15h45.

Brasília - Após grupos de índios que lotam o Plenário 1 da Câmara dos Deputados ameaçarem não deixar o local até que seja revogada a decisão de instalar uma comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu pedir aos líderes dos partidos que não indiquem os representantes para a comissão.

"Temos o dever regimental de instalar as comissões especiais para apreciar todas as PECs que chegam a esta Casa. Eu não sou ditador, sou presidente desta Casa, a quem cabe observar e fazer cumprir o regimento. O que posso fazer é pedir aos líderes que não designem seus representantes enquanto não construirmos um acordo respeitoso que garanta que todas as teses possam ser debatidas", disse, pouco antes de deixar o plenário para a reunião de líderes.

O presidente e os índios participaram de audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Na última quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma comissão especial para avaliar a PEC 215/2000, que trata do assunto. A proposta transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final para os processos de demarcação, titulação e homologação de terras indígenas e quilombolas. É uma das iniciativas dos Poderes Executivo e Legislativo criticadas pelo movimento indigenista.

A medida foi criticada também pelo líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). "Essa PEC representa um enorme retrocesso contra os direitos dos povos indígenas e quilombolas, além de risco ao meio ambiente. Somos contrários à essa matéria, que não pode ir ao plenário da Câmara", disse o deputado em informativo da bancada dos deputados federais petistas, divulgado hoje (16).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosIndígenasPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas