Brasil

Índios fecham Avenida Paulista em defesa da Funai

A manifestação foi organizada pela Comissão Guarani Yvyrupa. A Polícia Militar não soube precisar o número de manifestantes


	Índios: de acordo com as lideranças indígenas, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 215 coloca em risco os direitos das comunidades
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Índios: de acordo com as lideranças indígenas, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 215 coloca em risco os direitos das comunidades (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 19h24.

São Paulo – Centenas de índios fecharam no fim da tarde de hoje (2) quatro das oito pistas da Avenida Paulista. Eles querem que a Funai (Fundação Nacional do Índio) mantenha o poder de demarcação de terras indígenas.

A manifestação foi organizada pela Comissão Guarani Yvyrupa. A Polícia Militar não soube precisar o número de manifestantes.

De acordo com as lideranças indígenas, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 215, que transfere aos congressistas a decisão sobre a demarcação de terras, coloca em risco os direitos das comunidades.

“A PEC 215 é uma jogada política dos ruralistas para tentar tirar o poder da Funai, e para o índio não ter mais força para demarcar. A gente precisa que a Funai continue sendo a tutora para a demarcação”, destacou Olívio Jekupe, um dos líderes dos manifestantes.

Os indígenas reivindicam do governo federal a retomada dos processos de regularização fundiária e a melhoria da situação dos indígenas. “Os indígenas estão esquecidos, nossas escolas em situação bem ruim, sem professores”, ressaltou Uricanan Silveira, índio pataxó.

O ato faz parte da Mobilização Nacional Indígena convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que ocorre em diversas cidades do país.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasProtestosProtestos no BrasilTerras

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha