Brasil

Índios bolivianos contestam estrada financiada pelo Brasil

Ativistas se reunirão com o secretário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2012 às 11h49.

La Paz - Os indígenas bolivianos que defendem a reserva natural Tipnis, ameaçada pela construção de uma estrada financiada pelo Brasil, se reunirão com o secretário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Santiago Canton, durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) que será realizada na próxima semana em Cochabamba (Bolívia).

Os ativistas pediram inicialmente para participar das sessões com o objetivo de expor suas divergências com o governo do presidente Evo Morales, mas, como é uma assembleia de chanceleres, o escritório da OEA na Bolívia lhes sugeriu que pedissem uma audiência com Canton, disse à Agência Efe o dirigente indígena Lázaro Taco.

''Por telefone, nos foi confirmado que ele (Canton) nos receberia. Agora estamos esperando que a comissão da marcha defina os nomes de dez pessoas que pretendem participar desta reunião'', assinalou.

Taco destacou que a reunião está prevista para o dia 5 de junho no povoado de Tiquipaya, nos arredores da cidade de Cochabamba, onde será realizada a Assembleia Geral da OEA a partir do próximo domingo.

Centenas de índios iniciaram no dia 27 de abril uma passeata da Amazônia até La Paz, a segunda em menos de um ano, para protestar contra a construção de uma estrada promovida por Morales e financiada pelo Brasil no parque Tipnis, reserva natural do centro da Bolívia.

Os indígenas contestam o desrespeito da lei que o próprio Morales promulgou em 2011 que proíbe a construção de estradas no Tipnis. O governante aprovou a norma devido à pressão da primeira marcha, que chegou a La Paz em outubro passado, mas depois voltou atrás e, após promover uma contramarcha de partidários seus, promulgou outra lei que prevê uma ''consulta'' aos habitantes do Tipnis sobre a estrada.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAmérica LatinaDados de BrasilEstradasTransportesBolíviaIndígenas

Mais de Brasil

Fux vota para absolver Bolsonaro de todos os crimes apontados pela PGR

Votação de PL que autoriza venda de medicamentos sem prescrição em supermarcados é adiada

Dino pede investigação à PF por ameaças nas redes após voto para condenar réus da trama golpista

Homem tenta invadir Palácio do Planalto, em Brasília, leva dois tiros de borracha e é preso