Brasil

Índice que reajusta aluguéis tem alta na segunda prévia do mês

Aumento de 1,2% foi causado principalmente pela subida de preços do atacado

O IGP-M é o índice usado para o reajuste do aluguel (Fabiano Accorsi/EXAME)

O IGP-M é o índice usado para o reajuste do aluguel (Fabiano Accorsi/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 08h23.

Rio de Janeiro - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma inflação de 1,20%, no segundo decêndio do mês de novembro, período compreendido entre os dias 21 de outubro e 10 de novembro. O dado divulgado hoje (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) representa uma alta em relação ao 0,89% registrado no mesmo período do mês anterior.

No ano, o IGP-M, que serve de referência para o reajuste dos contratos de aluguéis e tarifas de energia elétrica, já acumula uma inflação de 10,29%.

Os preços no atacado, calculados pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), tiveram uma inflação de 1,55% no período, acima da verificada no período anterior (1,16%). O resultado foi puxado pelos bens intermediários como materiais e componentes para manufatura, com alta de 0,58%, e por matérias-primas brutas, como soja em grão (8,84%), bovinos (9,44%) e algodão em caroço (8,69%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) seguiu a mesma tendência, registrando aumento de 0,59% nos preços no segundo decêndio de novembro, mais alto do que o 0,47% do período anterior. A alta foi influenciada pelas classes de transportes (0,75%), alimentação (1,26%), vestuário (0,96%) e despesas diversas (0,24%).

Entre os produtos que mais se destacaram nesse aumento do IPC estão a gasolina (1,66%), as carnes bovinas (6,28%), roupas (1,04%) e a cerveja (2,09%).

O terceiro subíndice que compõe o IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), apresentou taxa de 0,29%, no segundo decêndio de novembro, ante 0,15%. A alta foi influenciada pelo aumento do custo da mão de obra, que registrou uma inflação de 0,49%.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisAmérica LatinaDados de BrasilInflação

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar