Brasil

Índice de cheques sem fundos é o menor desde 2005

Apenas 1,82% dos cheques emitidos em 2010 foram devolvidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O índice de cheques sem fundos em relação ao total de emissões atingiu 1,62% em agosto, informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Este é o menor porcentual de inadimplência em cheques desde fevereiro de 2005. Considerando apenas os meses de agosto, este é o menor volume de devoluções desde agosto de 2004.

De janeiro a agosto deste ano, de acordo com a Serasa Experian, foram devolvidos o equivalente a 1,82% dos cheques emitidos. Este é o menor porcentual para os primeiros oito meses do ano desde 2004. "Os seguidos recuos na inadimplência com cheques caracterizam uma melhora em sua qualidade. Utilizado mais intensamente em compras à vista e parceladas, via pré-datado, para prazos mais curtos, o cheque volta a ser um bom meio de pagamento para os lojistas e consumidores", registraram os economistas da Serasa Experian no documento de divulgação da pesquisa.

Em agosto, 94.964.759 cheques foram compensados e outros 1.534.852 foram devolvidos. De janeiro a agosto, o total de compensados atinge 824.483.660 cheques, enquanto 18.558.716 foram devolvidos no período.

Leia mais sobre inadimplência

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCréditoDados de BrasilInadimplência

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe