Flamengo: CT do time de futebol tem incêndio com vítimas fatais (Ricardo Moraes/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 07h55.
Última atualização em 8 de fevereiro de 2019 às 11h12.
Rio de Janeiro — Um incêndio deixou dez mortos e três pessoas feridas no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, na madrugada desta sexta-feira, 8.
As chamas destruíram o alojamento onde dormem jogadores de base do Flamengo menores de 18 anos, segundo declarou o tenente-coronel dos bombeiros, Douglas Henaut, aos jornalistas.
Parentes estão no local em busca de informações.
Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, está em estado gravíssimo e será transferido do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, para o Pedro II, em Santa Cruz, também na zona oeste.
Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, e Francisco Diogo Bento Alves, de 15 anos, estão internados no hospital da Barra da Tijuca. Segundo a secretaria, os dois inspiram cuidados.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros também afirmou que as vítimas do incêndio no CT do Flamengo ainda não foram identificadas.
"A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil", disse.
Ele também afirmou ser cedo para falar sobre as causas da tragédia. "O que causou o incêndio só posteriormente pela perícia. Mas a identificação destes óbitos a perícia vai averiguar".
Os bombeiros foram acionados às 5h17 da manhã. As equipes de bombeiros que estão no local já conseguiram controlar as chamas e neste momento trabalham para evitar novos focos. Por enquanto, se desconhece o motivo do incêndio.
Imagens aéreas divulgadas pela TV Globo mostraram uma parte da área do CT completamente destruída por chamas.
O Ninho do Urubu, considerado um dos centros de treinamento mais modernos da América Latina, conta com um módulo para a equipe profissional do Flamengo, dois campos, um espaço específico para a preparação de goleiros, além de uma área para alojamentos.
Em 2018, o Flamengo inaugurou uma nova estrutura para o time principal e deixou as instalações antigas para os jogadores das categorias de base do clube.
O Rio de Janeiro se recupera ainda do forte temporal que caiu sobre a cidade na noite de quarta-feira e que deixou seis mortos, causou inundações em vários pontos, deslizamentos de terra, queda de mais de 200 árvores e destruiu dezenas de veículos.
Segundo informações iniciais, em razão das fortes chuvas, na quinta-feira, o CT estava sem luz elétrica e por causa disso, velas estavam acesas no local.
O secretário estadual de Esportes, Felipe Bornier, chegou ao Ninho do Urubu por volta das 9h, e disse que o governador do Rio, Wilson Witzel, decretou três dias de luto no Estado em função das chuvas de ontem e também do incêndio.
Nas redes sociais, uma corrente de solidariedade começou a circular assim que as informações foram chegando. Clubes do futebol brasileiro mandaram mensagens de apoio em suas redes sociais e desejaram força aos envolvidos no incêndio.
O próprio Flamengo também já se manifestou: "O Flamengo está de luto", postou em sua conta do Twitter.
— Flamengo (@Flamengo) February 8, 2019
Rival do Flamengo na semifinal da Taça Guanabara — o primeiro turno do Campeonato Carioca —, em jogo marcado para este sábado que será adiado, o Fluminense cancelou o treinamento programado para esta sexta-feira.
"Hoje (sexta-feira) não há clima para treino. As atividades do dia foram canceladas. Jogadores e membros da comissão técnica se solidarizam com as vitimas e familiares da tragédia que aconteceu no Ninho do Urubu. O Fluminense Football Club decretou luto oficial de três dias. #ForçaFlamengo", escreveu o clube tricolor.
O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 8, 2019
Estamos consternados com o trágico incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, o CT das categorias de base do @Flamengo. Manifestamos nossa solidariedade ao clube, à torcida e aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor.
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 8, 2019
😢
Estamos em choque com o trágico incêndio no Ninho do Urubu. Neste momento de dor e luto, externamos toda a nossa solidariedade ao @Flamengo, à torcida flamenguista e aos familiares e amigos das vítimas.#ForçaFlamengo
— Corinthians (@Corinthians) February 8, 2019
A CBF também se manifestou em suas redes sociais. "A CBF acompanha com consternação as primeiras informações sobre a tragédia no CT do Flamengo. Nossa solidariedade e orações para as famílias atingidas", escreveu a entidade.
A CBF acompanha com consternação as primeiras informações sobre a tragédia no CT do Flamengo. Nossa solidariedade e orações para as famílias atingidas
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 8, 2019
Ídolo do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, lamentou o incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu e pediu apuração.
"Que tragédia essa com a base do Flamengo! Que choque receber essa notícia aqui, do outro lado do mundo", afirmou Zico, que atualmente trabalha no Japão.
Usando sua conta no Facebook, o ex-jogador desejou "que Deus conforte os familiares que perderam seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos,enfim parentes".
Formado na base do Flamengo, Zico lembrou o sonho de muitos adolescentes de mudar de vida com o futebol: "Meninos que sonhavam com um futuro e muitos, sem dúvida, em ajudar suas famílias".
Zico cobrou a apuração do incêndio: "Que se apure tudo, pois uma tragédia como essa não pode passar em branco. Vidas se foram". Ele desejou que a "nação rubro-negra tenha força e fé para superar este momento".