Brasil

Incêndio destruiu 70% do centro de pesquisa, diz Marinha

Avaliação preliminar constatou que o prédio principal, onde ficavam os alojamentos e alguns laboratórios, ficou totalmente destruído.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2012 às 15h33.

Brasília - O incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) destruiu 70% das instalações do centro de pesquisas, informou a Marinha hoje. Numa avaliação preliminar, um grupo enviado ao local constatou que o prédio principal, onde ficavam os alojamentos e alguns laboratórios, ficou totalmente destruído.

Salvaram-se os refúgios (módulos isolados, para casos de emergência), os laboratórios de meteorologia, química e de estudo da alta atmosfera, além dos tanques de combustíveis e do heliponto. Essas unidades ficavam isoladas da estrutura principal.

Os sobreviventes do incêndio partem ainda hoje de Punta Arenas (Chile) a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com chegada prevista para as 23h50 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Haverá uma escala entre 20h30 e 21h em Pelotas (RS), onde está previsto o desembarque de quatro pesquisadores.

Os corpos dos dois militares que morreram no acidente, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, foram localizados por volta das 17h de ontem (horário de Brasília) e enviados para a Base chilena Eduardo Frei, onde aguardam o transporte para Punta Arenas e, em seguida, para o Brasil. O traslado depende das condições meteorológicas.

O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido no incêndio, foi levado para o Hospital das Forças Armadas do Chile, em Punta Arenas. A Marinha explicou que ele está internado para observação e aplicação de curativos, mas não corre risco de morte e não possui restrições quanto ao regresso ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Marinha

Mais de Brasil

'Crises de soluços e vômitos constantes me impedem até de falar’, diz Bolsonaro em comunicado

'Cada macaco no seu galho', diz Lula sobre ação no STF contra derrubado do IOF

Lula cria projeto para transformar Independência da Bahia em data nacional