Brasil

Inaugurada 1ª delegacia de polícia do Complexo do Alemão

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou o significado da instalação de uma DP no Complexo do Alemão


	Policiais no complexo do Alemão: a 45ª Delegacia de Polícia foi inaugurada hoje nas instalações da Estação Itararé, do teleférico da comunidade, e conta com 40 policiais
 (Wikimedia Commons)

Policiais no complexo do Alemão: a 45ª Delegacia de Polícia foi inaugurada hoje nas instalações da Estação Itararé, do teleférico da comunidade, e conta com 40 policiais (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2013 às 18h05.

Rio de Janeiro – Três anos depois da entrada de forças militares que garantiram a instalação de quatro unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região, o Complexo do Alemão ganhou sua primeira delegacia.

A 45ª Delegacia de Polícia (DP) foi inaugurada hoje (27) nas instalações da Estação Itararé, do teleférico da comunidade, e conta com 40 policiais. Desses, dez são mulheres, que ficarão encarregadas, principalmente, do Núcleo de Atendimento à Mulher.

“A Polícia Civil chega para completar o processo de pacificação. Esperamos dar um atendimento personalizado à população, principalmente contra crimes de violência doméstica. Vamos atender desde uma simples briga de vizinhos até a casos mais complexos, fazendo investigações com trabalho de inteligência”, disse o delegado Felipe Curi, titular da delegacia.

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou o significado da instalação de uma DP no Complexo do Alemão. “É a consolidação das forças de segurança pública dentro das áreas pacificadas. A chegada da delegacia complementa o trabalho da Polícia Militar, que já está presente.

A expectativa é que a Polícia Civil exerça sua atividade principal, que é a investigação, no sentido de prender e extirpar desses lugares pessoas que, de maneira covarde, ainda insistem em macular o processo de paz que todos nós queremos”, disse Beltrame.

Ao participar da inauguração, o governador Sérgio Cabral disse que a DP do Alemão é uma oferta de cidadania para os mais de 80 mil moradores da comunidade. “Essa delegacia, aqui dentro, vai garantir cidadania para as pessoas, para denunciar, fazer queixas e exercer seus direitos. A pacificação, um processo iniciado há cinco anos, chegou aqui há três anos. É o reconhecimento, por parte do estado, da existência de uma população gigantesca, que merece cidadania de verdade”, afirmou Cabral.

Também participou da inauguração o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que assumirá o governo do estado no dia 31 de março, quando Cabral se afasta para concorrer a uma vaga no Senado. O Complexo do Alemão abrigava centenas de criminosos fortemente armados quando foi ocupado por forças de segurança em novembro de 2010. O teleférico da comunidade foi inaugurado em julho de 2011.

Acompanhe tudo sobre:FavelasMDB – Movimento Democrático BrasileiroPolícia MilitarPoliciaisPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSérgio Cabral

Mais de Brasil

PF convoca Mauro Cid a prestar novo depoimento na terça-feira

Justiça argentina ordena prisão de 61 brasileiros investigados por atos de 8 de janeiro

Ajuste fiscal não será 'serra elétrica' em gastos, diz Padilha

G20: Argentina quer impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração final