Brasil

Inadimplência de empresas começa ano em queda

Redução de 0,8% segundo o Serasa é a primeira para janeiro desde 2006

Segundo a Serasa, as pequenas empresas puxaram a queda na inadimplência (Germano Luders/EXAME)

Segundo a Serasa, as pequenas empresas puxaram a queda na inadimplência (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2011 às 13h46.

São Paulo – A inadimplência das empresas brasileiras iniciou o ano em queda pela primeira vez desde 2006. Em janeiro, a redução foi de 0,8% ante o índice de dezembro de 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas divulgado hoje (25).

Esse resultado foi puxado pela queda na inadimplência das pequenas empresas. Elas foram as únicas que reduziram suas dívidas em atraso no primeiro mês de 2011. A baixa foi de 1% ante a de dezembro.

“Isto se deve ao fato de a maior parte de seus negócios [das pequenas empresas] estarem em serviços e comércio, segmentos de transações de menor valor, em que a demanda do consumidor ainda se mantém alta”, explicaram os economistas da Serasa, em comunicado.

Já a inadimplência das médias empresas cresceu 2% no mês. A das grandes aumentou ainda mais. Crescimento de 5,1% no primeiro mês deste ano ante o último de 2010.

Sobre a queda geral da inadimplência das empresas, a Serasa creditou ao crescimento da economia do país em 2010, entre outros fatores. “A queda na inadimplência das empresas deve-se ao forte crescimento da economia no ano passado, que gerou maior consumo e, consequentemente, aumento da produção.”

Na comparação de janeiro de 2010 e janeiro de 2011, a inadimplência das empresas caiu 2,1%. Neste caso, o resultado foi puxado pelas grandes empresas, que reduziram em 12,6% suas dívidas em atraso.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Brasil

Enem 2024: quem faltou no primeiro dia pode fazer a segunda prova?

Quais as regras para transportar animais no carro? Veja o que diz a lei

Eleições municipais revelaram que o povo não quer radicalização, diz Temer

Quais matérias vão cair no segundo dia do Enem 2024?