Brasil

Imunidade parlamentar no Brasil é despropositada, diz NYT

Em editorial, jornal americano cobra de Michel Temer um posicionamento mais firme nos casos de corrupção e pede o fim da imunidade parlamentar

Michel Temer: para NYT, presidente interino deve propor lei para acabar com a imunidade parlamentar (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: para NYT, presidente interino deve propor lei para acabar com a imunidade parlamentar (Ueslei Marcelino/Reuters)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 6 de junho de 2016 às 10h53.

São Paulo — Em editorial publicado nesta segunda-feira (06), o jornal americano The New York Times cobra um posicionamento do presidente interino Michel Temer quanto às denúncias de corrupção e pede o fim da imunidade parlamentar para membros do governo. 

No início do texto “A medalha de ouro do Brasil para corrupção” (traduzido livremente), a publicação lembra que sete dos ministros empossados por Temer são investigados por supostas participações em esquemas de corrupção. Esse fato, diz o texto, reforça as suspeitas de que a saída de Dilma Rousseff teve uma segunda intenção: a de barrar as investigações.

Em seguida, o New York Times fala da saída dos ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência) e lembra que os dois perderam os cargos após, justamente, terem sido flagrados em conversas nas quais criticavam a operação Lava Jato.

Após os fatos, diz o texto, Michel Temer foi forçado a se comprometer com a continuidade das investigações. A promessa, diz a publicação, “soa oca” pela proximidade do presidente interino com pessoas envolvidas no esquema. 

Um fator que, segundo o NYT, contribuiu para a institucionalização da corrupção no Brasil é o fato de ministros e parlamentares gozarem de imunidade — apontada como algo injustificável. A tarefa de Temer é justamente acabar com isso.

“Não é claro quão longe Temer irá para acabar com a corrupção”, diz o texto. “Se ele quiser acabar com as suspeitas sobre a saída de Dilma Rousseff, deverá propor uma lei para acabar com a imunidade para parlamentares e ministros envolvidos em esquema de corrupção”.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasJornaisThe New York Times

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999