Brasil

Imprensa internacional repercute rejeição de ajuda do G7 para Amazônia

Jornais, principalmente da Europa, reforçam o tom de conflito entre Bolsonaro e Macron, no que chamam de uma "rápida escalada diplomática"

Amazônia: governo brasileiro rejeitou ajuda internacional do G7 (Maxar Technologies/Reuters)

Amazônia: governo brasileiro rejeitou ajuda internacional do G7 (Maxar Technologies/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 27 de agosto de 2019 às 10h09.

Última atualização em 27 de agosto de 2019 às 10h10.

São Paulo — A decisão do governo brasileiro de rejeitar a ajuda internacional de 20 milhões de euros oferecida pelo G7 para auxiliar no combate às chamas na Amazônia repercute nesta terça-feira (27) na imprensa internacional.

Veículos de comunicação, principalmente da Europa, reforçam o tom de conflito entre o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, e o presidente Emmanuel Macron, da França.

O jornal francês Le Soir destaca que "prosseguindo a sua retórica anti-Macron", o governo brasileiro rejeita a ajuda internacional. 

Cita, ainda, a fala do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sobre o incêndio na Catedral Notre-Dame. "Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas", disse o ministro.

Já o espanhol El País sinaliza para a "rápida escalada diplomática" entre Brasil e França. A reportagem traz relatos de fumaças em Porto Velho, que estão prejudicando crianças e idosos.

A manchete do jornal americano The Guardian cita frase do ministro Onyx, que sugeriu que o fundo financeiro "deve ser usado no reflorestamento da Europa e não em práticas colonialistas".

A revista Forbes destaca a recusa da ajuda financeira, mas relembra que o presidente Bolsonaro afirmou recentemente que o Brasil "não tinha recursos" para combater os incêndios.

A publicação cita, também, que "o líder de extrema-direita Bolsonaro tem sido acusado de reverter décadas de proteção ambiental no Brasil, introduzindo uma política que incentiva o desmatamento para maior desenvolvimento e agricultura".

O site de notícias Business Insider fala sobre a decisão de classificar a ajuda internacional como "colonialista e imperialista".

O veículo diz que a medida "acontece em meio a uma briga entre Macron e Bolsonaro", que culminou com o presidente brasileiro "zombando da mulher de Macron".

Os jornais ainda estão atualizando as reportagens com a fala mais recente de Bolsonaro, de condicionar a ajuda do G7 caso o presidente francês se desculpe pelas ofensas proferidas ao Brasil e desista da ideia de dar à Amazônia um status internacional.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaEmmanuel MacronG7 – Grupo dos SeteGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas