Brasil

Impeachment tem apoio de 60% da Câmara, diz Datafolha

O número ainda é insuficiente para a abertura do processo, mas quase um quinto dos deputados se declarou indeciso ou preferiu não divulgar o voto


	Câmara dividida: apoio ao impeachment cresceu em relação à última pesquisa, de dezembro; 59% do PMDB disse que vai votar a favor.
 (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Câmara dividida: apoio ao impeachment cresceu em relação à última pesquisa, de dezembro; 59% do PMDB disse que vai votar a favor. (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2016 às 07h43.

O impeachment da presidente Dilma Rousseff tem o apoio de 60 por cento dos deputados federais, ou 308 votos, mostrou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, número insuficiente para a Câmara autorizar a abertura do processo, mas quase um quinto dos deputados se disse indeciso ou não declarou o voto.

A pesquisa, realizada entre os dias 21 de março e 7 de abril entre os parlamentares, mostrou também que 21 por cento, ou 108 deputados, declararam voto contrário ao impeachment. Para o impedimento da presidente ser aprovado são necessários 342 votos dos 513 deputados.

Dezoito por cento se disseram indecisos ou não declararam o voto, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que esclareceu que o 1 por cento restante para chegar aos 100 por cento se deve a arredondamentos.

No PMDB, que era o maior partido da base governista até o rompimento na semana passada, 59 por cento dos deputados são favoráveis ao impeachment.

No PP, que tem concentrado as apostas do Palácio do Planalto para tentar evitar o impedimento da presidente, 57 por cento apoiam o afastamento.

Em dezembro, levantamento do Datafolha mostrava 42 por cento de apoio ao impeachment na Câmara, com 31 por cento contrários.

Caso o impeachment seja aprovado na Câmara e chegue ao Senado para ser analisado, 55 por cento dos senadores disseram que votariam pelo afastamento definitivo da presidente, sendo 24 por cento contrários.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCrise políticaDatafolhaImpeachmentPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP