Brasil

Impasse do Enem põe no limbo 48 mil vagas federais

Das 84 universidades e instituições que participam do exame, 36 dependem exclusivamente do Enem para selecionar alunos para 2010

Estudante chora por conta do  Enem: vagas agora podem ficar no limbo (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Estudante chora por conta do Enem: vagas agora podem ficar no limbo (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 18h46.

Brasília - A suspensão da validade das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizadas neste fim de semana deixa em aberto o destino que será dado a pelo menos 48.458 vagas oferecidas em instituições federais. Das 84 universidades e instituições que participam do exame, 36 dependem exclusivamente do Enem para selecionar alunos para 2010. Reunidas, elas respondem por 53% de todas as vagas oferecidas pelo Enem. 

Ao contrário do ano passado, quando a prova foi anulada e o processo de reaplicação do Enem ficou todo sob o controle do Ministério da Educação (MEC), o exame deste ano depende mais do tempo que o Judiciário vai precisar para tomar uma decisão final sobre o impasse.

Para as instituições que gostariam de usar o Enem apenas como parte do processo seletivo, se a questão se prolongar, o plano alternativo possível é, segundo os reitores, levar em conta apenas as notas do aluno no vestibular e deixar de lado o exame nacional. 

“Daí a esperança de que o impasse na Justiça seja rapidamente resolvido”, afirmou o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho. Para ele, que também é representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as instituições que dependem exclusivamente do Enem não pensam, no momento, em nenhuma alternativa. 

“Ano passado, o exame foi suspenso por causa do vazamento da prova e, mesmo assim, não houve prejuízo para o calendário”, avaliou Targino Filho. “Acredito que neste ano não será diferente.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEducaçãoEducação no BrasilEnemGovernoMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas