Brasil

IGP-M sobe 1,15% em setembro e acumula 7,89% no ano

IGP-M foi impulsionado por um avanço nos preços agropecuários no atacado e pelo término de deflação nos alimentos do varejo

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel (.)

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Impulsionado por um avanço nos preços agropecuários no atacado e pelo término de deflação nos alimentos do varejo, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,15% em setembro, quase o dobro da taxa de 0,77% apurada em agosto. O índice foi divulgado nesta manhã pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A FGV anunciou os resultados dos três sub-indicadores que compõem o IGP-M de setembro. O Índice de Preços por Atacado (IPA) avançou 1,60% este mês, após subir 1,24% em agosto. No caso deste indicador, que representa o setor atacadista, das cinco mais expressivas altas de preço apuradas em setembro, todas eram originadas do setor agropecuário - lideradas pelo milho em grão, cuja inflação saltou de 2,18% para 15,99%, de agosto para setembro.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,34% em setembro, após a queda de 0,27% no mês passado. Isso porque os preços dos alimentos no varejo voltaram a subir de preço, influenciados pela disparada dos preços agroindustriais no atacado.

Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) registrou taxa positiva de 0,20% este mês, em comparação com a elevação de 0,22% em agosto.

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. De janeiro a setembro de 2010, o indicador acumula taxas de inflação de 7,89%. No período de 12 meses encerrado em setembro, a alta acumulada é de 7,77%. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de setembro foi do dia 21 de agosto a 20 de setembro.

Rádio EXAME: Alta dos preços agrícolas no atacado já chega ao consumidor, diz LCA

Leia mais notícias sobre inflação

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisAmérica LatinaDados de BrasilInflação

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas