Brasil

IGP-M registra alta de 0,55% na 2ª prévia do mês

Rio de Janeiro - Pressionado pela mudança de trajetória na variação do preço do minério de ferro no atacado (de deflação de 0,73% para inflação de 14,81%), o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,55% na segunda prévia de agosto, após subir 0,03% em igual prévia de julho. O resultado, anunciado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - Pressionado pela mudança de trajetória na variação do preço do minério de ferro no atacado (de deflação de 0,73% para inflação de 14,81%), o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,55% na segunda prévia de agosto, após subir 0,03% em igual prévia de julho.

O resultado, anunciado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam elevação entre 0,41% e 0,67%, e se posicionou pouco acima da mediana das expectativas (0,54%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M) subiu 0,89% na segunda prévia de agosto, após cair 0,01% em igual prévia de julho. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) teve queda de 0,28% na segunda prévia deste mês, em comparação com a taxa negativa de 0,18% na segunda prévia do mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) registrou taxa positiva de 0,27%, após registrar elevação de 0,72%.

A taxa acumulada do IGP-M é usada no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de agosto, o IGP-M acumula alta de 6,42% no ano e de 6,75% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de julho ao dia 10 de agosto.

Leia mais notícias sobre inflação

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasInflação

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia