Brasil

IBP: paralisação de servidores do Ibama pode atrasar licença de projetos relevantes

Segundo o IBP, o atraso afeta principalmente os projetos que já têm equipamentos mobilizados - como sondas de perfuração e plataformas de produção - à espera da fase final do licenciamento

"O IBP ressalta que respeita as manifestações dos servidores, mas defende a conciliação e a retomada da análise de processos de licenciamento", afirmou o IBP em nota (Henrique Donadio/Exame)

"O IBP ressalta que respeita as manifestações dos servidores, mas defende a conciliação e a retomada da análise de processos de licenciamento", afirmou o IBP em nota (Henrique Donadio/Exame)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 17h36.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) alertou nesta quarta-feira, 31, que vê com preocupação a paralisação de servidores do núcleo de licenciamento ambiental do Ibama. Segundo a entidade, o movimento pode ocasionar atraso nas licenças ambientais prévias, de instalação e de operação de empreendimentos relevantes.

Segundo o IBP, o atraso afeta principalmente os projetos que já têm equipamentos mobilizados — como sondas de perfuração e plataformas de produção — à espera da fase final do licenciamento.

"No Brasil, há previsão de investimentos acima de R$ 100 bilhões em mais de 20 novas plataformas, até 2028, para produção de petróleo e gás, que podem ter seus projetos postergados. O atraso acarreta custos extraordinários e pode levar ao encarecimento dos projetos", informou em nota.

Licenciamento de novas áreas exploratórias

Além disso, ressaltou a entidade, há potencial demora no licenciamento de novas áreas exploratórias, que asseguram a continuidade da atividade de óleo e gás no País, com impactos positivos na geração de emprego, renda e tributos.

"O IBP ressalta que respeita as manifestações dos servidores, mas defende a conciliação e a retomada da análise de processos de licenciamento", afirmou o IBP em nota.

Acompanhe tudo sobre:Ibama

Mais de Brasil

Primeiras ondas de frio chegam ao Brasil em abril — mas calor ainda deve predominar

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com fluoreto de estanho após relatos de lesões orais

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas