Brasil

Ibope/SP: Doria e França empatam em 50% a 50% dos votos válidos

Cada um está com 50% dos votos válidos - em relação ao levantamento anterior, do dia 23 de outubro, França subiu três pontos, enquanto Doria caiu três

França e Doria: Doria é rejeitado por 36% dos entrevistados, enquanto 25% disseram que não votariam em França "de jeito nenhum" (Globo/Marcos Rosa/Divulgação)

França e Doria: Doria é rejeitado por 36% dos entrevistados, enquanto 25% disseram que não votariam em França "de jeito nenhum" (Globo/Marcos Rosa/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 19h58.

São Paulo - Na última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo antes da boca de urna, os candidatos ao governo de São Paulo Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB) aparecem empatados numericamente pela primeira vez desde o início do segundo turno.

Cada um está com 50% dos votos válidos - em relação ao levantamento anterior, do dia 23 de outubro, França subiu três pontos, enquanto Doria caiu três.

Nos votos totais, quando os votos em branco e nulos são considerados, França pontua 43%, contra 42% do tucano. Os números representam aumento de quatro pontos do candidato do PSB em relação à pesquisa anterior.

Doria oscilou um ponto para baixo dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Votos em branco e nulos somam 10%; os que não sabem ou não quiseram responder, 5%.

O instituto também mediu a rejeição aos dois candidatos. Doria é rejeitado por 36% dos entrevistados, enquanto 25% disseram que não votariam em França "de jeito nenhum". Os números representam oscilação de dois pontos dentro da margem de erro: para cima no caso do tucano e para baixo do lado do candidato do PSB.

A pesquisa elucida a grande diferença entre capital e interior. Ex-prefeito que largou o cargo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, Doria perde de 63% a 37% na capital - diferença 4 pontos maior do que a registrada no levantamento anterior. Na Região Metropolitana, França também ganha: 56% a 44%. O que torna o tucano viável é o interior do Estado, onde vende com 58% dos votos válidos, ante 42% do adversário. O mau desempenho de Doria na cidade se dá pelo alto nível de rejeição: 52%, contra apenas 22% de França.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas nos dias 26 e 27 de outubro de 2018. A margem de erro estimada é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pelo Estado e pela Rede Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo SP-02081/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-04466/2018.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018IbopeJoão Doria JúniorMárcio França

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio