Brasil

No RS, Ana Amélia tem 37% e Tarso, 30%, diz Ibope

Na simulação do segundo turno, Ana Amélia soma 47% dos votos, contra 33% de Tarso


	Ana Amélia: a senadora é favorita para assumir o governo do Rio Grande do Sul
 (José Cruz/ABr)

Ana Amélia: a senadora é favorita para assumir o governo do Rio Grande do Sul (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2014 às 20h12.

Porto Alegre - Pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS e divulgada nesta quarta-feira, 24, aponta a candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, com 37% das intenções de voto. No levantamento anterior feito pelo instituto, em 10 de setembro, ela tinha 38%.

Em segundo lugar aparece o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), que manteve os mesmos 30% registrados na última pesquisa. Já José Ivo Sartori (PMDB) passou de 11% para 15%.

No levantamento divulgado hoje, Vieira da Cunha (PDT) aparece com 1% da preferência do eleitorado, enquanto Roberto Robaina (PSOL), Humberto Carvalho (PCB) e Estivalete (PRTB) não somaram 1%.

Votos brancos e nulos ficaram em 7% e os indecisos, em 9%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

Em uma simulação de segundo turno entre os dois primeiros colocados, Ana Amélia soma 47% dos votos, contra 33% de Tarso. Brancos e nulos alcançam 10% e indecisos, 10%.

Em outro cenário, Ana Amélia aparece com 44%, ante 26% de Sartori. Neste caso, brancos e nulos também atingem 10% e indecisos, 19%.

Na mesma pesquisa, o instituto mediu a avaliação ao governo de Tarso Genro. Segundo o Ibope, 33% dos entrevistados disseram que a administração dele é "ótima ou boa". Outros 40% afirmaram que é regular. Os que a consideram "ruim ou péssima" somam 23%.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 21 e 23 de setembro. O instituto ouviu 1.008 eleitores em 61 municípios gaúchos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00768/2014.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014IbopePolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso