Brasil

No RJ, Pezão tem 29% e Garotinho, 26%

Pesquisa Ibope mostra um crescimento de quatro pontos porcentuais do atual governador nas intenções de votos na disputa no Rio


	Luiz Fernando Pezão candidato pelo PMDB ao cargo de Governador do Rio de Janeiro visita a comunidade do Borel
 (Lucas Figueiredo/Pezão 15/Divulgação)

Luiz Fernando Pezão candidato pelo PMDB ao cargo de Governador do Rio de Janeiro visita a comunidade do Borel (Lucas Figueiredo/Pezão 15/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 20h23.

Rio - A Pesquisa Ibope/TV Globo divulgada nesta terça-feira, 23, aponta um crescimento de quatro pontos porcentuais do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) nas intenções de votos na disputa para o governo do Rio de Janeiro.

Com 29%, Pezão ultrapassou o deputado federal Anthony Garotinho (PR), que está com 26%.

Os dois candidatos estão tecnicamente empatados, visto que a margem de erro máxima do levantamento feito pelo Ibope é de 2 pontos porcentuais.

O senador Marcelo Crivela (PRB) se manteve com 17%, seguido por Lindbergh Faria (PT), que oscilou de 9% para 8%.

O candidato Tarcísio Motta (PSOL) têm 2%, Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% e Ney Nunes (PCB) está com menos de 1% das intenções de voto. Os votos em branco ou nulos somam 10%, e 7% não souberam informar ou não responderam.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob nº RJ-00044/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00749/2014, foi realizada entre os dias 20 a 22 de setembro.

Foram entrevistados 2.002 eleitores em 46 municípios do Estado. O nível de confiança é de 95%.

Em um segundo turno, o governador Pezão venceria Garotinho, segundo a pesquisa. A diferença entre eles é de dez pontos porcentuais. A intenção de votos em Pezão passou de 40%, na pesquisa anterior, para 43% nesta.

Já o porcentual de entrevistados que indicaram intenção de votar em Garotinho no segundo turno se manteve em 33%.

Caiu também o porcentual dos que indicaram que irão votar em branco, tendo passado de 22% para 18%, o porcentual de eleitores que não souberam ou não quiseram responder a pesquisa subiu de 5% para 6%.

Considerando um embate com Crivella no segundo turno, Pezão aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o candidato do PRB está com 33%. Brancos e nulos são 18% e não responderam 7% dos entrevistados.

Garotinho continua a ser o candidato que apresentou o maior índice de rejeição, de 39%. Em seguida, aparece Lindbergh, com 18%; Pezão, 16%; e Crivella, 12%.

Informaram que poderão votar em qualquer dos candidatos 9% dos eleitores. A pesquisa avaliou também o governo de Pezão, que, para a maioria dos entrevistados, 38%, é regular.

Para 27%, a gestão do candidato é boa; para 10%, é ruim; para 9%, é péssimo; e para 4%, é ótimo. Não souberam ou não quiseram responder 11% dos entrevistados.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014IbopePolítica no Brasil

Mais de Brasil

Rio tem sensação térmica de 48,9°C neste domingo

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade