Brasil

Ibope: Lula e Bolsonaro liderariam eleição presidencial em 2018

Primeira pesquisa de intenção de voto para corrida presidencial de 2018 do Ibope mostra como está o cenário da disputa. Veja aqui os principais resultados

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva: se candidato, petista lideraria corrida eleitoral com 35% das intenções de voto (./Agência Brasil)

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva: se candidato, petista lideraria corrida eleitoral com 35% das intenções de voto (./Agência Brasil)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 29 de outubro de 2017 às 10h19.

Última atualização em 30 de outubro de 2017 às 09h36.

São Paulo – Em sua primeira pesquisa de avaliação da corrida presidencial de 2018, o instituto de pesquisas Ibope constata que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria na frente com um mínimo de 35% das intenções de voto.

O resultado dessa consulta, que traz, ainda, outros cenários para a disputa, foi divulgado na manhã deste domingo, 29. Neste caso, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) teria 15% da preferência dos eleitores.

Outros candidatos

Com Lula no cenário, a pesquisa coloca Marina Silva (REDE) em terceiro, com entre 8% e 11% da preferência do eleitorado.

Aqui, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), o apresentador de televisão Luciano Huck, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disputam em um grupo secundário, com intenções de voto que giram entre 5% e 3%.

Agora, sem o ex-presidente, Marina passa a liderar a corrida presidencial empatada com Bolsonaro e com 15% das intenções de voto. Neste caso, o apresentador Luciano Huck surge em terceiro com 8%. Ciro Gomes, Alckmin e Doria aparecem com entre 7% e 5%.

A pesquisa foi realizada neste mês com pouco mais de 2 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Outras pesquisas

No início de outubro, o instituto de pesquisas Paraná Pesquisas, conduziu consulta similar, mas que avaliou a disputa sem a presença do ex-presidente, cuja viabilidade da candidatura ainda é uma incógnita em razão da possibilidade de sua condenação no caso do tríplex.

Na sua ausência, Bolsonaro lideraria em todos os casos e Marina viria em segundo, com uma diferença de até cinco pontos percentuais entre os candidatos. Os votos brancos, nulos e indecisos, contudo, empatariam tecnicamente com a intenção de voto no político do PP.

A guerra entre o prefeito de São Paulo e o governador do estado também foi alvo de análise desta pesquisa. Segundo os números do Paraná Pesquisas, Doria aparece na frente, com 13,5% ante 9,7% das intenções de voto em Alckmin.

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleições 2018Geraldo AlckminJair BolsonaroJoão Doria JúniorLuciano HuckLuiz Inácio Lula da SilvaPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas