Brasil

Em MG, Pimentel tem 43% e Pimenta, 23%, diz Ibope

De acordo com o Ibope, 10% dos eleitores declararam voto em branco ou nulo, enquanto 17% não sabem em quem votarão ou não quiseram responder


	Fernando Pimentel: ele foi escolhido por 43% dos pesquisados
 (Manoel Marques/Pimentel 13/Divulgação)

Fernando Pimentel: ele foi escolhido por 43% dos pesquisados (Manoel Marques/Pimentel 13/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 19h57.

Belo Horizonte - Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 16, com as intenções de voto para o governo de Minas Gerais mostrou possibilidade de vitória em primeiro turno do ex-ministro Fernando Pimentel (PT).

Ele foi escolhido por 43% dos pesquisados, contra 23% de preferência para o principal adversário, o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).

De acordo com o Ibope, 10% dos eleitores declararam voto em branco ou nulo, enquanto 17% não sabem em quem votarão ou não quiseram responder.

A pesquisa mostrou ainda que Tarcísio Delgado é o preferido de 3% dos eleitores, enquanto Fidélis (PSOL) aparece com 2% e Professor Túlio Lopes (PCB) e Eduardo Ferreira (PSDC) têm 1% cada. Cleide Donária (PCO) não atingiu 1%.

A pesquisa também analisou um possível segundo turno entre Pimentel e Pimenta. Neste caso, o petista venceria com 48% dos votos, contra 26% do tucano.

Entre os pesquisados, 10% declaram voto branco ou nulo e 17% não sabem ou não informaram. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) sob o número 00092/14.

O Ibope analisou também a taxa de rejeição aos candidatos. Neste caso, Pimenta da Veiga lidera com 15%, contra 14% de Fidélis, 14% de Pimentel e 11% de Professor Túlio.

De acordo com a pesquisa, Tarcísio Delgado, Cleide Donária e Eduardo Ferreira têm os mesmos 10% de rejeição.

O Ibope mostrou ainda que 30% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos, mesmo índice daqueles que não souberam responder.

Em pesquisa divulgada pelo Ibope em 26 de agosto, Pimentel aparecia com 37% das intenções de voto, contra 23% de Pimenta e 3% de Tarcísio Delgado.

Na ocasião, 22% do eleitorado estavam indecisos e 11% declararam voto branco ou nulo.

No levantamento, feito com 1.806 eleitores entre 23 e 25 de agosto e com a mesma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Cleide Donária, Eduardo Ferreira, Fidélis e Professor Túlio Lopes apareciam com 1% dos votos cada.

Senado

A pesquisa divulgada hoje também analisou o cenário da disputa para o Senado.

Neste caso, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 46%, contra 16% de Josué Alencar (PMDB). Na pesquisa, Margarida Vieira (PSB) e Tarcísio (PSDC) aparecem com 2% das intenções de voto cada, e Edilson Nascimento (PTdoB).

Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) têm 1% cada. Segundo o Ibope, 11% dos pesquisados votarão em branco ou nulo e 20% estão indecisos ou não responderam.

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresIbopeMinas Gerais

Mais de Brasil

Rio tem sensação térmica de 48,9°C neste domingo

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade