Brasil

Ibope: Covas amplia vantagem; em segundo lugar há empate com 3 candidatos

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 9, mostra que o atual prefeito venceria todos os cenários de um eventual segundo turno

Márcio França, Guilherme Boulos, Bruno Covas e Celso Russomano. (Montagem Exame/Divulgação)

Márcio França, Guilherme Boulos, Bruno Covas e Celso Russomano. (Montagem Exame/Divulgação)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 20h14.

Última atualização em 9 de novembro de 2020 às 20h21.

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, 9, traz o candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), em primeiro lugar nas intenções de voto para a prefeitura de São Paulo, com 32%. Em seguida é um empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL), com 13%, Celso Russomanno (Republicanos), com 12%, e Márcio França (PSB), com 10%.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos são considerados empatados. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 7 e 9 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP‐017164/2020.

Na pesquisa anterior, do dia 30 de outubro, Covas tinha 26%. Boulos e França oscilaram dentro da margem de erro, e Russomanno caiu de de 20% para 12%.

Considerando um possível segundo turno, o Ibope fez simulações entre os candidatos que estão nas melhores posições. Covas bateria todos os candidatos. Em um confronto entre Boulos, o atual prefeito teria 52% das intenções de voto, e o ex-candidato à presidência, 24%.

Contra Russomanno, Covas teria 54% e o deputado federal 22%. Em uma eventual decisão com França, o atual prefeito teria 47% e o ex-governador, 30%.

37% dos eleitores não decidiram voto

Em pesquisa EXAME/IDEIA divulgada no sábado, 7, 37% dos eleitores brasileiros ainda não decidiram em quem votar. Pouco mais da metade, 57%, já escolheu apenas o candidato a prefeito.

Das pessoas que ainda não decidiram o voto, a maior parte está na região Norte, com 42%, seguido do Nordeste, com 41%. Olhando por classe social, quanto mais alta, mais definido está o eleitor. Do total de entrevistados das classes A/B, 63% já escolheram o candidato a prefeito. Os que decidiram o voto nas classes D/E somam 45%.

Os dados são da mais recente pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

O levantamento foi feito por telefone com 1.200 pessoas entre os dias 2 e 5 de novembro e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasCelso RussomannoEleições 2020Guilherme BoulosMárcio FrançaSão Paulo capital

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações