Brasil

Ibope: Bolsonaro passa numericamente Alckmin em São Paulo

Candidatos estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais

Urna eletrônica: soma dos que se declararam indecisos e votos brancos ou nulos supera o percentual do líder em todos os cenários pesquisados (Reprodução/Agência Brasil)

Urna eletrônica: soma dos que se declararam indecisos e votos brancos ou nulos supera o percentual do líder em todos os cenários pesquisados (Reprodução/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 28 de maio de 2018 às 22h20.

São Paulo - O pré-candidato do PSDB à Presidência e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece numericamente atrás do pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no Estado, mas em empate técnico, apontou pesquisa Ibope encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com a pesquisa, no cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como candidato, Bolsonaro fica numericamente atrás do petista, mas também em empate técnico.

Em todos os três cenários para a Presidência pesquisados, a soma dos que se declararam indecisos e dos que disseram ter intenção de votar branco ou nulo supera o percentual do líder.

No cenário com Lula, o petista lidera com 23 por cento das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 19 por cento, e Alckmin com 13 por cento. Em seguida vêm Marina Silva (Rede) com 9 por cento, Ciro Gomes (PDT) com 3 por cento, e Alvaro Dias (Podemos) com 2 por cento. Neste cenário, quatro candidatos chegam a 1 por cento cada. Outros sete candidatos não chegam a 1 por cento. A soma de brancos, nulos e indecisos é de 26 por cento.

Quando Lula é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato do PT, Bolsonaro lidera com 19 por cento, seguido por Alckmin com 15 por cento, Marina com 11 por cento, Ciro com 7 por cento, Dias e Haddad com 3 por cento cada, e Henrique Meirelles (MDB) com 2 por cento. Neste caso, nove candidatos chegam a 1 por cento e um não atinge este patamar. Brancos, nulos e indecisos somam 31 por cento.

No cenário em que o ex-governador da Bahia Jaques Wagner aparece como candidato petista, Bolsonaro aparece à frente com 20 por cento, seguido de Alckmin com 15 por cento, Marina com 12 por cento, Ciro com 7 por cento, Dias com 3 por cento e Meirelles com 2 por cento. Nove candidatos chegam a 1 por cento e dois deles, entre eles Wagner, não atingem este patamar. Brancos e nulos somam 31 por cento.

O Ibope ouviu 1.008 pessoas no Estado de São Paulo entre os dias 24 e 27 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:IbopePesquisas eleitoraisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo