Brasil

IBGE revê decisão e mantém divulgação da PNAD Contínua

No dia 10 de abril, presidente do IBGE havia comunicado que calendário de divulgações da nova pesquisa de emprego, com abrangência nacional, seria suspenso

Manifestação dos funcionários do IBGE: por decisão de suspender calendário de resultados, funcionários realizaram protestos e detonou-se crise no instituto (Tânia Rego/Agência Brasil)

Manifestação dos funcionários do IBGE: por decisão de suspender calendário de resultados, funcionários realizaram protestos e detonou-se crise no instituto (Tânia Rego/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 17h13.

Rio - O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu nesta segunda-feira, 5, por unanimidade, a decisão de suspender o calendário de divulgações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

A diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou em comunicado que a contabilização dos resultados da pesquisa referentes ao primeiro trimestre de 2014 está em fase de finalização, o que permitirá a divulgação no próximo dia 3 de junho, conforme o cronograma original.

No dia 10 de abril, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, havia comunicado que o calendário de divulgações da nova pesquisa de emprego do instituto, com abrangência nacional, seria suspenso.

A medida visava a atender questionamentos de parlamentares sobre a precisão das informações sobre a renda domiciliar per capita para as Unidades da Federação, já que as estimativas servirão como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido na Lei Complementar nº 143/2013.

A lei previa que a divulgação do indicador de renda domiciliar ocorresse em janeiro de 2015, enquanto o IBGE se programava para anunciar os resultados apenas em dezembro do mesmo ano.

Com a necessidade de adaptação, a divulgação da PNAD Contínua seria retomada apenas no ano que vem.

Devido à decisão de suspender o calendário de resultados, renunciaram ao cargo a então diretora de Pesquisas do instituto, Márcia Quintslr, e a coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) na época, Denise Britz do Nascimento Silva.

Além disso, coordenadores e gerentes de áreas estratégicas do IBGE ameaçaram colocar seus cargos à disposição, funcionários realizaram protestos e detonou-se uma crise no instituto.

Estudos

Na nota divulgada na tarde desta segunda, Zélia acrescenta que os estudos para a estimação da renda domiciliar per capita, que já estão sendo realizados de forma a adequá-la à lei, bem como o cronograma de trabalho até o fim do ano (para cumprimento do prazo estipulado), serão apresentados amanhã, 06 de maio, pelo grupo de rendimento da PNAD Contínua à presidência do IBGE.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEPNAD

Mais de Brasil

Tarcísio não cumpre prazo para esclarecimentos sobre câmeras corporais na PM e pede tempo ao STF

Qual é a renda necessária para ser considerado um super-rico no Brasil?

São Paulo enfrenta apagões após forte chuva nesta quinta: mais de 100 mil clientes estão sem luz

Ecorodovias vence leilão de concessão da rodovia Nova Raposo por R$ 2,190 bilhões