Brasil

IBGE: produção industrial cresce em 4 de 14 regiões

Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais registraram resultados positivos

Fábrica da Vulcabras no Rio Grande do Sul: estado registrou baixa de 0,8% (Germano Lüders/EXAME.com)

Fábrica da Vulcabras no Rio Grande do Sul: estado registrou baixa de 0,8% (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 11h21.

São Paulo - A produção industrial brasileira cresceu em 4 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro ante setembro, segundo divulgou hoje o instituto.

Os Estados que registraram resultados positivos nessa base de comparação foram Bahia (5,4%), Espírito Santo (3,8%), Rio de Janeiro (0,7%) e Minas Gerais (0,1%). A produção ficou estável em Santa Catarina.

Já os resultados negativos foram apurados na Região Nordeste (baixa de 0,1%), em São Paulo (queda de 0,5%), em Pernambuco (recuo de 0,6%), no Pará (baixa de 0,7%), no Rio Grande do Sul (queda de 0,8%), no Amazonas (baixa de 3,3%), em Goiás (recuo de 4,5%), no Ceará (queda de 5,9%) e no Paraná (baixa de 7,6%).

Na comparação com outubro do ano passado, houve expansão em 9 dos 14 locais pesquisados, com destaque para Goiás (20,0%), impulsionado pelos avanços na fabricação de alimentos e bebidas, e Espírito Santo (11,3%), refletindo o crescimento da indústria extrativa.

As demais altas ocorreram em Minas Gerais (7,0%), no Pará (6,2%), na Bahia (5,3%), no Rio de Janeiro (3,7%), na Região Nordeste (2,7%), em São Paulo (2,5%) e em Pernambuco (2 3%). Os cinco locais com recuo na produção foram Amazonas (baixa de 2,1%), Paraná (queda de 2,8%), Ceará (recuo de 3,3%), Rio Grande do Sul (queda de 3,7%) e Santa Catarina (baixa de 3,8%).

Em São Paulo

A produção industrial de São Paulo, que representa cerca de 40% da atividade total do País, caiu 0,5% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o IBGE. O resultado negativo ocorre após três crescimentos consecutivos, ante o mês anterior, na região.

Apesar da queda registrada em outubro, o índice de média móvel trimestral da indústria paulista, considerado o principal indicador de tendência, registrou expansão de 0,3% no trimestre encerrado em outubro, ante o terminado em setembro.

Na comparação com outubro do ano passado, a indústria de São Paulo registrou aumento de 2,5% na produção em outubro deste ano a menor taxa de crescimento apurada pelo IBGE na região desde novembro do ano passado, refletindo uma base de comparação mais elevada. Até outubro, a indústria paulista acumula alta de 11,6% no ano e de 11,3% nos últimos 12 meses.

EXCLUSIVO: Confiança da indústria paulista atinge menor patamar do ano

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais de Brasil

Hugo Motta anuncia criação da comissão especial que analisará PEC da Segurança

Show com dinheiro público? Projeto no Senado propõe novas regras de contratação; entenda

Governo de SP alerta para risco elevado de incêndios em grande parte do estado nos próximos dias

'O Pix é nosso, my friend', posta governo Lula após investigação de Trump